O HR-V é um SUV compacto cheio de qualidades. Mas, cá entre nós: não é uma das opções mais acessíveis do segmento. Pois o Honda WR-V acaba de estrear no mercado brasileiro justamente com a proposta de ser a alternativa da marca japonesa para quem está em busca de uma oferta "mais por menos".
Posicionado na gama abaixo do HR-V, o novo WR-V é produzido em Sumaré (SP) e chega para brigar na faixa dos SUVs de R$ 150 mil. Mas, afinal: quais são as armas do Honda WR-V para conquistar o público brasileiro? Confira a seguir as características, versões, preços e equipamentos do novo SUV compacto da marca japonesa.

A Honda fez uma prévia do lançamento do modelo para um grupo de jornalistas e foi assim - ainda que sem poder guiar o SUV -, que nós do WM1 pudemos ter um contato inicial com o novato.
Apesar do posicionamento de mercado, o WR-V tem praticamente o mesmo porte do HR-V: mede 4,33 m de comprimento, 1,65 m de altura, 1,79 m de largura e tem entre-eixos de 2,65 m. Ou seja: é um SUV compacto de medidas relativamente generosas. Só para efeito de comparação, o líder Volkswagen T-Cross mede 4,22 m.
Além disso, assim como o HR-V, o WR-V também é baseado na plataforma do City e compartilha também o mesmo conjunto motriz com os outros produtos da gama brasileira da Honda: motor 1.5 aspirado flex, com injeção direta de combustível, que desenvolve 126 cv de potência e é combinado a um câmbio automático CVT.
Mas as semelhanças param por aí: enquanto o HR-V surgiu no Japão, o WR-V é um produto pensado para mercados em desenvolvimento. Além do Brasil, é feito na Índia. E por lá, foi lançado em 2023 com o nome de Elevate.
E é justamente essa origem mais humilde do WR-V que faz com que o novo SUV seja justamente uma opção mais racional ao aspiracional HR-V.
A carroceria mais alta e com linhas mais robustas que esportivas - além de um vão livre de generosos 22 cm para o solo - fazem com que o Honda WR-V tenha um ar mais robusto e ofereça mais espaçoso para os passageiros. Além do porta-malas bem mais amplo, com 458 litros de capacidade.
É uma pena que, em nome do custo, o WR-V não seja equipado com o versátil banco traseiro Magic Seat do HR-V. Mas os 104 litros adicionais no bagageiro compensam, de certa forma, a ausência do assento configurável.
É claro que essa cabine mais ampla não viria sem prejuízos. O acabamento interno do WR-V é menos refinado do que nos acostumamos a ver nos modelos da Honda. Mas não chega a ser ruim. Fica na média dos outros SUVs na faixa abaixo dos R$ 150 mil.
O Honda WR-V estreia no mercado brasileiro em duas versões: EX (R$ 144.900) e EXL (R$149.900). A pré-venda do modelo começa nesta sexta-feira (17/10) e se estende até o dia 12 de novembro, quando o carro chega nas concessionárias.
Quem quiser levar o modelo na pré-venda ainda irá encontrar condições especiais de seguro e consórcio pelo Banco Honda. E quem fizer o test drive ainda pode concorrer a brindes Honda Collection e vouchers de viagem no valor de R$ 50.000.
O preço do WR-V bota o novato da marca japonesa para atacar desde as versões de entrada de outros SUVs compactos até as configurações mais sofisticadas dos utilitários esportivos subcompactos.
Entre os concorrentes diretos do novo WR-V estão o Fiat Pulse Impetus Turbo Hybrid (R$ 146.990), o Renault Kardian Iconic (R$ 149.990), o Volkswagen Nivus Comfortline (R$ 149.990) e o Nissan Kicks Play Advance (R$ 150.190).
Dentro dessa proposta de oferecer mais por menos, um dos pontos fortes do Honda WR-V é justamente a lista de equipamentos, que é bem recheada desde a configuração de entrada EX. Confira a seguir a relação de itens de série do modelo.
Honda WR-V EX: Seis airbags, pacote ADAS Honda Sensing (controlador adaptativo de velocidade, frenagem autônoma e assistente de manutenção e centralização em faixa), câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, chave presencial, faróis principais de LED com acionamento e facho alto automáticos, ar-condicionado automático com saídas de ventilação na traseira, multimídia com tela de 10 polegadas e espelhamento sem fio, e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Honda WR-V EXL: os mesmos da versão EX mais barras longitudinais no teto, faróis de neblina em LED, partida remota, compatibilidade com o app myHonda Connect, carregador de celular por indução e bancos com revestimento em couro e apoio de braço central no assento traseiro.
Vale destacar ainda que o modelo é o primeiro da gama brasileira da Honda com seis anos de garantia, sem limite de quilometragem. Um ano adicional de cobertura em relação ao HR-V.
Se o HR-V, mesmo sem ser uma das opções mais acessíveis do segmento, é um dos quatro SUVs mais emplacados no mercado brasileiro no acumulado do ano, diria que o WR-V tem ótimas chances para brigar pelo topo do ranking de SUVs.
Afinal, é um carro de visual robusto, que oferece um bom espaço interno e uma lista de equipamentos bem completa desde a versão de entrada. E tudo isso com um preço que é bastante competitivo.
Mas será que anda bem? Infelizmente, não foi dessa vez que conseguimos botar o Honda WR-V na estrada. Mas confesso que eu estou ansioso para saber se o novo SUV da Honda também vai impressionar nesse ponto.