O Honda ZR-V 0km está com descontos de até R$ 40 mil neste início de 2025. O modelo que é chamado de SUV do Civic tem preço oficial de R$ 214.500, mas na Webmotors é encontrado por cerca de R$ 174.500. Importante destacar que muitas das unidades oferecidas foram fabricadas ainda em 2023, mas são modelo 2024 - o que não difere em nada das unidades ano/modelo 2024/2024.
O interessante é que os descontos aplicados pela rede de concessionárias da Honda faz com que o ZR-V, um SUV médio que briga diretamente com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Caoa Chery Tiggo 7, Volkswagen Taos, Mitsubishi Eclipse Cross, entre outros, seja mais barato que as versões com motor turbo do Honda HR-V, um SUV compacto que disputa mercado com Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, entre outros.
Neste momento, a resposta é "sim, o Honda ZR-V pode ser uma boa compra". O fato de estar bem mais barato que o preço de tabela torna o ZR-V muito interessante, pois o modelo tem bons equipamentos de série focados em conforto, comodidade, tecnologia e segurança; espaço interno amplo, com porta-malas de 389 litros; e uma mecânica que, apesar de não ser a mais empolgante (motor somente a gasolina 2.0 aspirado de 161 cv e câmbio automático CVT), é eficiente e principalmente confiável.
O ZR-V tem se apresentado como uma questão importante a ser resolvida no Brasil pela Honda. Quando lançado em outubro de 2023, a meta da marca japonesa era emplacar 1.000 unidades por mês. No entanto, o utilitário esportivo importado do México não atingiu o objetivo em nenhum momento.
De janeiro a agosto do ano passado, o ZR-V oscilou na casa de 200 a 500 emplacamentos mensais, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em setembro, outubro e novembro, a Honda então resolveu entrar em ação com estratégias mais ousadas, e que fogem um pouco do seu perfil.
A primeira delas foi baixar os preços do SUV médio, tornando ele concorrente de showroom do próprio HR-V. A segunda foi ainda mais diferente: investir nas vendas diretas. Os resultados de emplacamentos foram imediatos, e entre setembro e novembro o ZR-V passou a vender mais 700 unidades, mas com uma enorme parcela de vendas diretas. Em dezembro, o comportamento dos oito meses iniciais voltou, e o Honda só comercializou 312 unidades.
Vamos ver qual será o comportamento agora em 2025.
Apesar de ser chamado de SUV do Civic por usar a mesma plataforma da atual geração do sedã que fez muito sucesso no Brasil em modelos de um passado não muito distante, o ZR-V não decolou em vendas, mesmo o preço estando em sintonia com os rivais: R$ 214.500.
A concorrência, aliás, é um dos fatores que impedem o crescimento do SUV. Atualmente, o ZR-V enfrenta SUVs médios do calibre de Corolla Cross, Compass e Tiggo 7.
Outra barreira, e talvez mais importante, está dentro de casa. Ou melhor, no mesmo showroom de vendas. O Honda HR-V, seu irmão menor, é mais barato (R$ 204.200 na opção topo de linha Touring) e considerado por muitos um SUV mais interessante, especialmente na questão desempenho, por oferecer um motor turbo de quatro cilindros, flex, que desenvolve 177 cv de potência contra um propulsor aspirado de apenas 161 cv que só bebe gasolina do ZR-V.
O Honda ZR-V é oferecido somente na versão Touring e custa R$ 214.500. este preço, aliás, é o mesmo desde seu lançamento, em outubro de 2023.
O ZR-V é equipado com motor 2.0 16V de quatro cilindros, aspirado, e que consome apenas gasolina. A potência é de 161 cv a 4.200 rpm e torque é de 19,1 kgf.m a 3.600 rpm. O câmbio é automático do tipo CVT que simula sete marchas.
O SUV da Honda tem 4,56 metros de comprimento, 2,65 m de distância entre os eixos, 1,84 m de largura, 1,61 m de altura, e um porta-malas com capacidade para 389 litros.



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