O canal de notícias da Webmotors

"Hummer chinês" terá versão elétrica de 1.000 cv

Jipão militar Warrior M50, fabricado pela Dongfeng, irá ganhar três "variantes civis" movidas a bateria

por Guilherme Silva

Desenvolvido nos anos 1980 para o uso militar, o Humvee ficou famoso por ter sido utilizado pelos Estados Unidos na Guerra do Golfo no começo da década seguinte. O sucesso do jipão foi tamanho a ponto de o veículo ganhar a versão civil Hummer h2 e até mesmo servir de inspiração para utilitários similares, como o japonês Toyota Mega Cruiser.
Veja aqui os Hummer anunciados na Webmotors!
Agora é a vez da montadora Dongfeng apresentar não uma, mas três "variantes civis" do seu jipão militar Warrior M50. Com visual inspirado no Hummer h2, os utilitários serão fabricados com propulsão elétrica a partir de uma inédita plataforma desenvolvida pela marca chinesa.

"Hummer chinês": abastecimento em 27 minutos

Informações preliminares confirmam que o modelo M18 terá uma bateria de 140 kWh com autonomia de até 500 quilômetros e que pode ser abastecida em apenas 27 minutos. Grandalhão, o jipe de seis lugares mede 5,20 metros de comprimento e pesa 3.100 kg.

Para mover essa massa toda, a Dongfeng apostará num motor elétrico de 800 kW (1.070 cv) de potência. Capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos, o jipão  tem consumo estimado de 26 kWh a cada 100 km rodados.
O M18 começou a ser produzido em janeiro, em uma fábrica com capacidade para fazer 20 mil veículos por ano. Em uma segunda fase, a Dongfeng elevará o volume para 50 mil unidades anuais. A fabricante chinesa espera vender mais de 4 mil veículos por mês.

Os preços dos jipes elétricos da Dongfeng variam entre o equivalente a R$ 500 mil e R$ 600 mil em conversão direta na cotação atual.

Comentários

Carregar mais