Hyundai apresenta nova plataforma para elétricos

Segundo fabricante, arquitetura é versátil é ajudará no desenvolvimento de veículos mais eficientes

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Marcus Celestino
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A Hyundai apresentou no início desta semana sua primeira plataforma 100% dedicada aos seus veículos elétricos. A Global Modular Platform (E-GMP) é, segundo o fabricante, mais versátil e, por conseguinte, consegue se adaptar aos mais diversos tipos de carroceria.

Ainda de acordo com a Hyundai, a E-GMP, além de base para veículos convencionais, também será usada na construção de modelos esportivos de alto desempenho. Além disso, com a plataforma estreia módulo de propulsão integrado, que conta com motor, transmissão e inversão instalados no chassi em um único módulo compacto.

Hyundai plataforma
Futura família de elétricos da Ioniq, submarca da Hyundai
Crédito: Divulgação
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A nova plataforma da Hyundai, conforme revelado pelo fabricante, dará origem a um número considerável de modelos do portfólio da marca. Segundo a empresa sul-coreana, 23 lançamentos usarão a arquitetura - 11 deles 100% eletrificados.

Três novos modelos serão comercializados via Ioniq, submarca da Hyundai. São eles os Ioniq 5 (crossover), 6 (sedã) e 7 (SUV). Com isso, a empresa sul-coreana pretende vender mais de 1 milhão de carros puramente elétricos até 2025. Número expressivo.

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Nova plataforma chega para padronizar construção de elétricos da Hyundai
Crédito: Divulgação
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As baterias da plataforma E-GMP serão, de acordo com a Hyundai, montadas no assoalho. No entanto, ainda não existem especificação da faixa de potência das células. O fabricante já diz, porém, que a recarga será eficiente, com chance de recuperar 80% de energia em 18 minutos e 100 km de autonomia em cinco minutos por meio de estação de 350 kW.

Há também, graças à unidade de controle de carregamento integrado, possibilidade de carregamento múltiplo (400V/ 800V) e bidirecional. A arquitetura também permite a configuração de tração traseira ou integral, com motor duplo. Na última, o propulsor dianteiro pode ser desconectado a fim de melhorar a eficiência. A desativação é feita por meio de chave de transmissão EV, que "controla a conexão entre motor adicional e rodas dianteiras".

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