Para obter o ranking, o SSI usa cinco fatores: negociação, processo de entrega, vendedor, instalações e test drive. Cada um desses itens contém sub-itens, que são avaliados e geram uma nota, levada em consideração para elaborar o índice. Os resultados da pesquisa atual indicam uma pequena mudança no comportamento do consumidor. “Percebemos alterações na importância dos cinco fatores que compõem o índice de satisfação”, explica Fabio Braga, diretor de operações da J.D. Power Brasil. “Quando esse tipo de movimentação acontece, é possível afirmar que estamos diante de uma alteração no perfil do consumidor. No estudo de 2019, os aspectos ligados à negociação do veículo e atuação do vendedor aumentaram sua relevância para o consumidor”.
A Hyundai-Caoa apresentou a mais alta satisfação entre as marcas de volume com 871 pontos dos 1000 pontos possível. A Honda ocupa a segunda posição empatada com a Peugeot (859). A Chevrolet ocupa a quarta posição com 858 pontos. Chama atenção que o ranking é aberto e fechado pela Caoa. A Caoa-Chery é a última colocada das marcas disponíveis no país, com 771 dos 1000 pontos possíveis.
A BMW obteve a mais alta satisfação entre as marcas de luxo com a pontuação recorde de 883. A Mercedes-Benz ficou em segundo lugar (879) e a Audi completa o pódio (858). O estudo foi baseado nas avaliações de 4.630 proprietários de veículos novos no Brasil entre 1 a 12 meses após a compra, e foi realizado de novembro de 2018 a fevereiro de 2019.
Lista completa:
1. Hyundai Caoa (871 pontos) 2. Honda e Peugeot (859) 3. Chevrolet (858) 4. Toyota (854) 5. Kia (850) 6. Hyundai Brasil (846) 7. Ford (845) 8. Volkswagen (830) 9. Jeep (829) 10. Citroën (828) 11. Mitsubishi (825) 12. Renault (818) 13. Fiat (817) 14. Nissan (815) 15. Caoa Chery (771)
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