Hyundai cria ar-condicionado que "limpa" a cabine

Segundo engenheiros da marca, tecnologia é capaz de inspecionar o sistema e fazer a purificação até com carro desligado

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Hyundai cria ar-condicionado que "limpa" a cabine
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Hyundai desenvolveu um novo sistema de ar-condicionado que é capaz de monitorar (e melhorar) a qualidade do ar de dentro da cabine do carro. Segundo os engenheiros do fabricante, a tecnologia pode ser explicada por três pilares: After-blow, Multi-Air e Fine Dust Indicator.

O primeiro tem a função de secar a tubulação para evitar a formação de fungos - na prática, é justamente essa umidade que gera odores e, por consequência, males à saúde. Com esse novo equipamento, todos os líquidos são drenados, mesmo depois que o carro é desligado. Tudo isso sem preocupação com a bateria

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Já o segundo, o modo Multi-Air, existe para aumentar a ventilação no interior, por meio de saídas extras de ar, como as que existem até nos bancos - não em todos, mas em determinados carros. A Hyundai afirma que, quanto mais acessos de ar uma cabine tiver, maior a qualidade do ar.

Por fim, o terceiro pilar, chamado Fine Dust Indicator, é capaz de medir e exibir (na central multimídia do veículo) o nível de poluição de ar no habitáculo. A partir disso, ele funciona da seguinte maneira: se a qualidade estiver abaixo do aceitável, o sistema ativa uma espécie de limpeza - aumenta-se a velocidade do ventilador e ativa-se a recirculação para reduzir a umidade.

Se ainda assim o problema não for resolvido pelo ar-condicionado que limpa a cabine, o carro indica aos proprietários solicitar com uma concessionária autorizada a substituição dos filtros e/ou a limpeza de assentos e carpetes.

Hyundai Azera 2020 5
Carros da Hyundai, Kia e Genesis vendidos na Coreia do Sul terão novo sistema de ar-condicionado que limpa a cabine
Crédito: Divulgação
toggle button

A iniciativa acontece justamente em um momento complicado do planeta, em que todo o mundo precisa se reinventar após o surgimento do novo coronavírus, que causou diversas iniciativas de quarentena praticamente em todo o globo.

Segundo a Hyundai, o novo sistema de ar-condicionado que limpa a cabine estreia inicialmente em alguns modelos vendidos na Coreia do Sul. Modelos fabricados por Kia e Genesis (do mesmo grupo) também receberão a novidade. A data de estreia do equipamento, no entanto, ainda não foi divulgada.

Comentários