A Hyundai completa uma década de produção nacional neste mês de setembro e, para comemorar o aniversário, anunciou a inauguração de uma nova fábrica de motores.
Construída em Piracicaba, no interior de São Paulo, a planta vai abrigar a produção da família Kappa, que inclui as unidades 1.0 aspirada e a 1.0 Turbo TGDI usadas nos compactos HB20 (hatch) e no HB20S (sedã).
A linha de produção custou R$ 500 milhões e agora amplia em 17.721 m² a área do complexo fabril da Hyundai na cidade. A construção levou pouco mais de um ano.
Com o uso de conceitos da "Indústria 4.0", a planta deve garantir a produção de até 70 mil novos motores por ano. A fabricação começa já a partir deste mês.
O polo da montadora em Piracicaba abriga a produção dos Hyundai HB20, HB20S e Creta. De 2012 até agora, a planta já produziu 1,7 milhão de unidades assinados pela Hyundai Motors Brasil (HMB).
O hatch compacto é o modelo mais bem-sucedido da família e, atualmente, ocupa o posto de carro mais vendido do país. No acumulado até agosto, segundo a Fenabrave, o HB20 emplacou 61.909 unidades. Já HB20S teve 17.411 registros nesse período.
De acordo com a Hyundai, a fábrica de motores será a primeira da marca no mundo a introduzir um Robô Móvel Autônomo (AMR) em sua produção. O equipamento otimiza a estocagem de peças nos setores.
O movimento de nacionalização dos motores turbo é o mesmo feito por outras fabricantes nacionais, como a Fiat e a Chevrolet, que ampliaram suas fábricas para abrigar a produção dos motores mais potentes.
Foi da planta de Piracicaba, onde está a nova fábrica de motores, que saiu o primeiro HB20, no dia 20 de setembro de 2012. Quando foi lançado, o compacto da marca sul-coreana tinha a missão de enfrentar o Volkswagen Gol, que dominava o mercado brasileiro. Em sua primeira linha, o hatch tinha preços que partiam de R$ 31 mil.
Cerca de sete anos depois, em 2019, a segunda geração da família de compactos da Hyundai deu as caras por aqui. Amada por uns e odiada por outros por seu visual polêmico, não durou muito e foi descontinuada este ano, com a chegada da linha 2023.



Email enviado com sucesso!