'Primo rico' do HB20, i20 muda na Europa. Confira

Versão europeia do compacto da Hyundai ganha 'tapa' no visual e frenagem automática de emergência. Veja as diferenças

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. 'Primo rico' do HB20, i20 muda na Europa. Confira
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Hyundai lançou no Brasil a segunda reestilização da família HB20 em maio, antes de apresentar em 2019 a segunda geração da linha de compactos. Por aqui, apenas mudanças pontuais, como novo desenho da grade dianteira, rodas dianteiras redesenhadas e central multimídia com TV digital integrada. Na Europa, a montadora sul-coreana fez o mesmo com o i20, variante do HB20 para outros mercados, que acaba de chegar com preços sugeridos a partir de 13.995 libras (cerca de R$ 71 mil na conversão direta) no Reino Unido, contra os R$ 43.990 iniciais cobrados aqui pelo HB20 2019. Atualmente, o compacto da Hyundai é o segundo carro mais vendido do Brasil.

Lá na Grã-Bretanha, os preços subiram cerca de 2.000 libras (R$ 10,2 mil). Na Europa, o compacto que compartilha plataforma e mecânica com o HB20 também passou por retoques na grade, que traz padrão parecido com o do carro brasileiro, enquanto na traseira as lanternas exibem novo arranjo de luzes e a placa migrou do para-choque para a tampa do porta-malas. Os para-choques também ganharam alterações discretas no desenho. No geral, o i20 traz um visual mais discreto que o do HB20 e isso foi mantido na reestilização da atual geração, lançada em 2014.

Por aqui, o HB20 chegou em setembro de 2012 e passou por uma renovação mais profunda em 2015, quando ganhou nova frente e novas transmissões, manual e automática, de seis marchas.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Para justificar o preço maior, o novo i20 para o mercado europeu agora traz central multimídia desde a versão de entrada, que ganhou compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, também disponível no HB20, mas apenas a partir da versão Unique com bluemedia, que sai por R$ 45.790.

Hyundai i20 traz dianteira mais comportada que a do HB20, mas padrão da grade é parecido
Hyundai i20 traz dianteira mais comportada que a do HB20, mas padrão da grade é parecido
Crédito: Divulgação
toggle button

Além disso, o i20 mais básico traz câmera de ré, conexão Bluetooth e acendimento automático dos faróis, sem contar os controles de tração e estabilidade, obrigatórios para todos os carros novos comercializados no mercado europeu. Desses itens, apenas o Bluetooth está disponível no HB20 mais básico, o Unique - o controle de estabilidade hoje não está disponível para nenhuma versão do compacto fabricado em Piracicaba, no interior paulista.

Hyundai i20 2019 ganhou placa na tampa do porta-malas e não mais no para-choque. Que tal a mesma mudança no HB20?
Hyundai i20 2019 ganhou placa na tampa do porta-malas e não mais no para-choque. Que tal a mesma mudança no HB20?
Crédito: Divulgação
toggle button

A partir da configuração internediária SE, vendida por 15.495 libras (R$ 78,6 mil), as diferenças de conteúdo entre i20 e HB20 ficam maiores. Na linha 2019, essa versão do i20 passa a vir de série com frenagem automática de emergência, assistente de manutenção da faixa, alerta de cansaço do motorista, farol alto automático e controle de velocidade de cruzeiro.

Nenhuma das versões atuais do Hyundai brasileiro conta com esses equipamentos de segurança. Na configuração topo de linha Premium SE Nav, que sai por 17.295 libras (R$ 87.822), o hatch compacto incorpora sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado automático, teto solar panorâmico, partida do motor por botão e volante e assentos dianteiros aquecidos - outros equipamentos indisponíveis por aqui.

Interior do Hyundai i20 2019 é mais refinado e equipado na comparação com o 'nosso' HB20
Interior do Hyundai i20 2019 é mais refinado e equipado na comparação com o 'nosso' HB20
Crédito: Divulgação
toggle button

Na Europa, o i20 segue sem alterações na parte mecânica, mantendo os motores 1.2 aspirado a gasolina de 75 cv ou 84 cv e 1.0 turbo de 100 cv ou 120 cv, com transmissão manual ou o novo câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, disponível para a motorização turbinada. Por sua vez, o HB20 tem à disposição os motores flex 1.0 aspirado de 80 cv, 1.6, também aspirado, com 128 cv, e 1.0 turbo a gasolina, capaz de render 105 cv. A transmissão do HB20 é manual ou automática, sempre com seis marchas.

O HB20 Unique de entrada traz de série motor 1.0 com câmbio manual, ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos dianteiros, Isofix, som com Bluetooth, computador de bordo, Isofix e os obrigatórios ABS e airbag frontal duplo.

Comentários