No Brasil, a Hyundai é mais conhecida por modelos convencionais a combustão como o compacto HB20 (que em breve irá estrear um visual atualizado) e o SUV Creta. Mas no exterior, a marca sul-coreana já tem uma ampla linha de modelos híbridos ou elétricos. O próximo desses carros a bateria será o sedã Ioniq 6.
O lançamento internacional do modelo acontece apenas em julho. Mas a Hyundai já revelou as primeiras imagens oficiais do produto final. Sedã elétrico com porte médio, o Ioniq 6 deverá disputar mercado com o Tesla Model 3, e é baseado na plataforma E-GMP (que estreou no ano passado no SUV Ioniq 5).
A carroceria é marcada pelas linhas sinuosas e pela traseira que remete à do esportivo Porsche 911. Desenhada para ser a mais aerodinâmica possível, tem apêndices ativos na dianteira e retrovisores com câmeras no lugar dos espelhos externos tradicionais. O resultado é um coeficiente aerodinâmico de excelentes 0,21. Melhor do que o obtido pela própria Porsche para o seu elétrico Taycan (Cx de 0,22).
No interior, a Hyundai optou por uma abordagem minimalista, com menos botões físicos e instrumentos e comandos concentrados em duas telas de alta resolução de 12 polegadas.
Para tornar o ambiente mais aconchegante, o condutor e os passageiros poderão selecionar até 64 opções de tonalidades para a cabine, com seis temas bicolores. No acabamento, a opção foi por materiais ecologicamente corretos, como tecidos feitos a partir fibras obtidas com a reciclagem de garrafas PET.
As especificações técnicas do Hyundai Ioniq 6 ainda não foram divulgados. Mas a plataforma E-GMP suporta baterias compatíveis com recarga ultrarrápida de 800 Volts, Já as opções de conjuntos motrizes devem seguir o padrão do Ioniq 5, que é comercializado em variações com potências entre 170 cv e 325 cv e baterias de 58, 72,6 e 77,4 kWh. Além de uma versão esportiva da linha "N", o Ioniq 6 também poderá ter uma configuração station wagon derivada do sedã.