Hyundai registra patente de volante com tela

Inovação proposta pela marca sul-coreana poderá facilitar a vida dos motoristas, que terão os recursos do veículo à mão

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Hyundai registra patente de volante com tela
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A cada dia mais difundidas na indústria automotiva, as telas digitais estão cada vez mais tecnológicas e repletas de recursos, que envolvem desde as funções dos veículos até os sistemas de entretenimento e navegação. Alguns modelos já possuem mais de uma tela, com diferentes diâmetros e níveis de resolução, mas a Hyundai decidiu inovar com o registro de patente de um display instalado no volante, no lugar onde normalmente ficam a buzina e o airbag do motorista.

Patente registrada na Alemanha mostra que o airbag ficaria trás da tela no volante
Patente registrada na Alemanha mostra que o airbag ficaria trás da tela no volante
Crédito: Reprodução
toggle button

Os desenhos, registrados na Alemanha, mostram uma tela centralizada que, supostamente, mostraria informações do carro ao motorista. No entanto, a marca não divulgou detalhes sobre o diâmetro desse visor e suas funcionalidades.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Outra dúvida é se a invenção afetaria a segurança do condutor em caso de acidente. Segundo a patente, o airbag funcionaria da mesma maneira que nos volantes convencionais. A bolsa inflável ficaria alojada atrás da tela e, em caso de acionamento em uma colisão, seria projetada para o interior do veículo através de um nicho.

Volante com tela do conceito Hyundai Genesis Mint
Crédito: Divulgação
toggle button

Entretanto, o registro de uma patente não significa que a montadora pretende incluir determinada tecnologia em seus veículos. Em alguns casos, a empresa realiza o procedimento para resguardar os direitos dos componentes.

Não é a primeira vez que a Hyundai apresenta um volante com tela sensível ao toque. Em 2019, a marca mostrou o conceito Genesis Mint, que projetava as informações em um display instalado no centro da direção.

Comentários