A nova fábrica de motores será ao lado da linha de produção dos modelos, portanto na própria área onde fica a planta de construção dos veículos. A previsão é que a operação comece em 2022. A expectativa da prefeitura local é de que a montadora crie 150 vagas de emprego até 2025, com dobra prevista para em 2026 – e chegue, assim, a 300 novos postos de trabalho na cidade.
Quer um carro da marca sul-coreana? Corre aqui!
Hyundai quer aumentar produção nacional
A meta da fabricante com a nova fábrica de motores é aumentar a capacidade de produção de 210 mil veículos por ano, hoje dividida em três turnos de trabalho - e sobrecarregada graças aos bons números de vendas de HB20, HB20X, HB20S e Creta.Com a novidade, o polo industrial da empresa em Piracicaba (SP) vai ganhar total independência em relação à matriz sul-coreana, de onde importava os motores. Com isso, oficialmente, os propulsores Kappa 1.0 e Gamma 1.6, ambos flex, deixam de ser trazidos diretamente da Coreia do Sul.
Vale lembrar, ainda, que a Hyundai tem a Caoa como grupo parceiro no Brasil, mas que os carros vendidos por essa joint-venture (ix35, Tucson e o pequeno caminhão HR) nada têm a ver com os produtos da HMB e são montados na linha de produção da planta da Caoa, em Anápolis (GO). Portanto não utilizam os motores Kappa e Gamma.
Comentários