ID. Buzz, a Kombi elétrica, terá versão autônoma

Volkswagen anunciou que em semanas iniciará testes com modelo sem necessidade de motorista. Lançamento é para 2025

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. ID. Buzz, a Kombi elétrica, terá versão autônoma
Antônio Leria
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volkswagen pretende iniciar nas próximas semanas os testes de sua Kombi elétrica autônoma, a ID. Buzz, em Munique, na Alemanha, segundo publicado no site do nosso parceiro australiano Motoring. A empresa pretende ter o projeto totalmente desenvolvido para lançamento em 2025, de acordo com informações divulgadas pela marca na noite de quarta-feira (12). Cabe lembrar que há previsão da ID. Buzz elétrica, mas não autônoma, estrear nos Estados Unidos em meados de 2023.

Vw Argo Ai Tech - Kombi elétrica
Kombi elétrica, e agora autônoma, a ID. Buzz é desenvolvido em parceria com empresa de tecnologia
Crédito: Divulgação

Os primeiros protótipos da ID. Buzz foram apresentados em forma de conceito em 2017. O objetivo da Volkswagen, agora, é aplicar ao modelo a tecnologia de direção autônoma de nível 4 – em que o carro assume quase todas as funções, sem a necessidade de motoristas, em condições definidas e, normalmente, dentro de uma área restrita.

Para o desenvolvimento do modelo, a marca alemã firmou parceria com a empresa Argo AI, responsável por aprimorar a tecnologia autônoma com a utilização de sensores, radares e câmeras.

A intenção da Volkswagen é que em 2025 seja possível adotar o modelo autônomo nos segmentos de carona ou carro compartilhado (transporte de pessoas) e serviços de entrega.

A modalidade deve ser restrita a algumas cidades a princípio, possivelmente começará pela região de Hamburgo. A prestação do serviço deve ficar a cargo da Moia, braço do Grupo Volkswagen que trabalha com soluções de mobilidade.

Id Buzz Adsketch - Kombi elétrica
ID. Buzz autônoma deve ser utilizado, a princípio, na modalidade de carro compartilhado e para entregas
Crédito: Divulgação

“Em cidades selecionadas, os clientes poderão ter um veículo autônomo para levá-los ao seu destino”, disse o diretor de divisão de veículos comerciais da Volkswagen, Christian Senger. “A entrega de mercadorias e pacotes também será facilitada por meio de nosso serviço de direção autônoma”, acrescentou o executivo.

Comentários