ID. Polo: o BYD Dolphin que se cuide?

Volkswagen revela as especificações do hatch compacto que chega em 2026 como o elétrico mais acessível da marca

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. ID. Polo: o BYD Dolphin que se cuide?
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

E o ID. Polo está mais perto do mercado. A Volkswagen aproveitou a fase final de testes do modelo para divulgar alguns dados da ficha técnica do modelo, que já está com a estreia programada para o final do primeiro semestre de 2026 no mercado europeu.

    • Comprar carros
    • Comprar motos
    Ver ofertas

    Quais as dimensões do ID. Polo?

    Baseado na plataforma MEB+ - uma atualização da base MEB que é empregada em modelos como ID. Buzz e o ID. 4 -, o hatch compacto ID. Polo será o mais acessível dos carros elétricos da marca alemã. Posicionado abaixo do médio ID.3, modelo que parte de 33.330 euros na Alemanha. E é mais caro que um Golf.

    O ID. Polo será produzido na Espanha, numa fábrica da Seat, e mede 4,05 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,53 m de altura e tem entre-eixos de 2,60 m. Em outras palavras: é pouco menor que o Polo atual e também ocupa menos espaço na vaga que outros hatches elétricos como o BYD Dolphin e o Geely EX2.

    Por outro lado, a Volkswagen ressalta que o aproveitamento de espaço é mais eficiente que no Polo, o que permitiu que o ID. Polo tenha um porta-malas bem mais amplo que no hatch a combustão, com bons 435 litros de capacidade.

    Veja também

      O Volkswagen ID. Polo é o primeiro elétrico da empresa a adotar um nome tradicional
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      Qual é a motorização do ID. Polo?

      O ID. Polo chegará ao mercado com três opções de motorização, com 116 cv, 135 cv e 211 cv de potência. Mas uma variação GTI também está nos planos da Volkswagen, com 226 cv.

      As variações de 116 e 135 cv serão comercializadas com uma bateria de 37 kWh, que é compatível com carregadores rápidos DC de até 90 kW.

      Já as configurações mais potentes do hatch sairão de fábrica com um acumulador de energia de 52 kWh, compatível com carregadores de até 130 kW.

      E com essa bateria mais parruda que o ID. Polo atinge a autonomia de 450 quilômetros.

      O ID. Polo tem dimensões e atributos de um hatch compacto
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      Qual é o pacote tecnológico do ID. Polo?

      A plataforma MEB+ permitiu a incorporação de um novo motor elétrico - o APP 290 - e de baterias mais leves, compactas - e baratas - que nos ID. atualmente no mercado. Mas também permitiu a incorporação de novas tecnologias de condução.

      O pacote ADAS do ID. Polo inclui um sistema de direção semiautônomo mais preciso e capaz de fazer trocas de faixa em rodovias. A eletrônica do compacto também é capaz ainda de identificar as luzes dos semáforos e placas de parada obrigatória.

      E o Brasil?

      Até o momento, a Volkswagen não confirmou se o ID. Polo será vendido no mercado brasileiro. Atualmente, a marca alemã oferece por aqui apenas os modelos ID. 4 e ID. Buzz. E, mesmo assim, apenas por meio do serviço de carros por assinatura da empresa.

      Mas, vale ressaltar, que tanto o ID. 4 quanto o ID. Buzz são automóveis relativamente caros mesmo dentro da gama da Volkswagen na Alemanha, enquanto o ID. Polo será um produto mais acessível, com preço mais próximo do Polo a combustão.

      Posto isso, será que o ID. Polo seria uma boa para o mercado brasileiro?

      Veja também

        Comentários
        Wid badge