Imagens registradas no INPI confirmam Yaris sedã

Registro de patentes da Toyota apontam que versão nacional do compacto 'premium' será quase idêntica à tailandesa

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Imagens registradas no INPI confirmam Yaris sedã
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois de anunciar no começo de maio o lançamento do compacto 'premium' Yaris para o segundo semestre, com produção em três turnos nas plantas de Sorocaba e Porto Feliz (SP) a partir de novembro, a Toyota registrou a patente de vários componentes na mais recente publicação da revista do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

As imagens mostram o modelo visto de frente nas configurações hatch e sedã, confirmando o que a montadora ainda não disse oficialmente: vai fabricar e vender o modelo no Brasil com as duas carrocerias. Quando confirmou o lançamento do compacto, no ano passado, a Toyota divulgou uma foto do hatch, praticamente idêntico ou produzido e comercializado na Tailândia.

As fotos publicadas no INPI, que incluem peças como o para-choque dianteiro e a estrutura do painel, indicam exatamente isso: o "nosso" Yaris será bem parecido, senão igual, ao vendido no país asiático.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Captura De Tela 2018 05 08 às 13.48.24
Captura De Tela 2018 05 08 às 13.48.24
Crédito: Captura de Tela
toggle button

Estão lá os faróis "espichados", lembrando os do irmão maior Corolla, e a entrada de ar de grandes dimensões com acabamento preto na parte inferior do para-choque dianteiro. Os nichos dos faróis de neblina verticais, nas extremidades do para-choque, também parecem ser iguais.

O hatch, especificamente, mantém o acabamento preto na coluna C, na traseira, para dar um ar de sofisticação - lembra a solução estética adotada no já descontinuado Chevrolet Agile.

O Yaris chega às concessionárias muito em breve, na virada para o segundo semestre, para concorrer com Honda Fit e City, Volkswagen Polo e Virtus, Fiat Argo e Cronos e Ford Fiesta e Fiesta Sedan, para citar os principais rivais.

Com montagem conjunta com o Etios em Sorocaba, no interior paulista, e fabricação de motores em Porto Feliz, o Yaris será posicionado abaixo do Corolla. Deverá contar com o mesmo motor 1.5 flex do Etios, com possibilidade de render mais que os 107 cv de potência e 14,7 kgf.m de torque atualmente entregues.

Ainda não se sabe se a novidade será oferecida com o mesmo câmbio automático de quatro marchas do Etios ou vai contar com a transmissão CVT do Corolla, o que parece mais provável, para se diferenciar do modelo mais barato. A Toyota ainda não informa se haverá versão com caixa de marchas manual - em caso positivo, deverá ser a mesma unidade de seis velocidades do Etios.

Comentários