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"Importadoras" querem 130 mil unidades em 2025

Marcas associadas à Abeifa estimam alcançar 130 mil unidades este ano, um crescimento de 24% na comparação com 2024

por André Deliberato

As dez marcas "importadoras" filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) licenciaram 12.511 unidades em outubro. O volume correspondeu a uma alta de 2,8% ante setembro, quando foram comercializadas 12.167 unidades.

Comparado a outubro de 2024, o aumento já chega a 26,6%: foram 12.511 unidades este ano, contra exatos 9.880 veículos no ano passado. Por conta disso, a dois meses do final do ano as "importadoras" associadas à Abeifa estimam alcançar 130 mil unidades, um crescimento de 24% ante 2024.
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"Importadoras" também produzem carro no Brasil

No acumulado de 2025, os veículos importados mais as unidades produzidas no Brasil pelas marcas associadas à Abeifa já somaram 108.255 unidades, 32% a mais que no mesmo período de 2024, quando foram vendidas 81.988 unidades.
Os dados de emplacamento de veículos eletrificados no período de janeiro a outubro de 2025 continuam expressivos: os 100.749 carros eletrificados de marcas "importadoras" associadas à Abeifa responderam por 46% do mercado interno total, que fechou o período com pouco mais de 219 mil unidades vendidas.
Para o presidente da Abeifa, Marcelo Godoy, as importadoras associadas devem fechar o ano de 2025 com volume superior a 130 mil unidades, o que representará um crescimento expressivo de 24% sobre as 104,7 mil unidades do ano passado.

"Certamente as vendas de carros importados e feitos no Brasil de nossas marcas associadas vão superar nossas expectativas do início do ano, quando indicávamos que o total poderia chegar a 120 mil unidades”, avalia o executivo.
Na avaliação de Godoy, juros elevados e restrição de crédito são os fatores inibidores no varejo automotivo brasileiro. Mas as marcas importadas se comportam muito bem, de forma resiliente, à espera de dias melhores em 2026 - quando as autoridades monetárias já sinalizam revisões da Selic para baixo, como aconteceu nos últimos dias.
Em outubro, com 12.511 unidades licenciadas (importados mais carros com produção nacional), a participação das importadoras associadas à Abeifa foi de 5% do mercado total de automóveis e comerciais leves (que fechou o mês com 247.877 unidades).
As 108.255 unidades emplacadas nos primeiros dez meses do ano mantiveram o market share de 5,3% do total de 2.054.956 unidades do mercado interno brasileiro de automóveis e comerciais leves.
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