Guiado por lendas como o piloto britânico Colin McRae, o Subaru Impreza WRC se transformou em um dos carros de rali mais icônicos dos anos 1990. Pois a britânica Prodrive, responsável na época pelas modificações que transformaram o médio japonês com tração integral em uma lenda, resolveu entrar na onda do "restomod" e modificar algumas unidades do WRC original com tecnologias e materiais do século 21.
Assim que surgiu o Prodrive P25, que é um Subaru Impreza WRC modificado para ficar mais próximo de um carro de rali atual. A base para o projeto são unidades selecionadas do WRC original de duas portas. As modificações começam pela carroceria, com a adoção de vários componentes de fibra de carbono para pesar menos de 1.200 quilos.

Já o motor 2.5 boxer de quatro cilindros foi desenvolvido a partir da geração mais atual dos propulsores da família EJ. Com novos componentes internos e periféricos, desenvolve 400 cv e é combinado a um sistema de escape de titânio e aço inox desenvolvido pela Akrapovic. O P25 estreia ainda um novo câmbio semiautomático de seis marchas, que trabalha em conjunto com um controle de largada derivado daquele presente nos carros do WRC.
Toda essa cavalaria chega às rodas por meio de um diferencial central ajustável e por diferenciais dianteiro e traseiro de deslizamento limitado. A suspensão McPherson foi mantida, mas com novos braços de alumínio (que permitem alterações na cambagem) e amortecedores ajustáveis Bilstein. Os freios com componentes de competição da AP Racing têm discos de 380 mm e pinças de seis pistões na dianteira e 350 mm e quatro pistões na traseira.
O visual externo também foi modificado em pequenos detalhes por Peter Stevens, criador do design do WRC original, com o objetivo de dar uma personalidade própria ao P25 - além de incorporar rodas de 19 polegadas. Por dentro, a máquina tem elementos dos carros atuais, como um painel digital com um sistema de registro de parâmetros de volta e freio de estacionamento eletrônico.
O protótipo do P25 será apresentado esta semana durante o Goodwood Festival of Speed, que acontece no Reino Unido. Serão produzidas apenas 25 unidades, uma para cada ano desde a estreia do WRC original. Cada uma vai custar módicas 460 mil libras (cerca de R$ 3 milhões). Os primeiros carros serão entregues aos compradores até o fim do ano.



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