A Hyundai anunciou no London Eye, tradicional evento britânico, que Ioniq deixa de ser um de seus modelos eletrificados e passa a nomear uma nova gama de produtos totalmente elétricos. Agora, portanto, o nome vira a divisão global da empresa sul-coreana, com a promessa de lançar três novos carros até 2024.
De acordo com o comunicado da Hyundai, a criação de uma marca exclusiva para veículos 100% elétricos é uma resposta à crescente demanda do mercado e acelera o plano da fabricante de liderar o segmento global de EVs. A nova subsidiária, ainda segundo a empresa, vai combinar "carregamento ultrarrápido, interior espaçoso, design, tecnologias e serviços".
A palavra Ioniq é a fusão de "íon" e "único" (na tradução para o português), e foi criada pela marca para os projetos de mobilidade ecológica da empresa. Em 2016, passou a ser o nome de um veículo que contemplava três opções de trens-de-força eletrificados: híbrido, híbrido plug-in e só elétrico.
Os futuros carros da agora divisão Ioniq, porém, serão somente elétricos - movidos por motores alimentados por bateria - e terão nomes numerais: Ioniq 5, Ioniq 6 e Ioniq 7. Segundo a empresa, os pares serão sedãs, enquanto os ímpares vão representar crossovers e SUVs.
O Ioniq 5 será, na definição da Hyundai, um SUV de médio porte. Ele promete chegar já no começo do ano que vem - seu projeto deriva do conceito 45, apresentado no Salão de Frankfurt de 2019. Já em 2022 começa a ser produzido o sedã Ioniq 6, baseado em outro protótipo, o Prophecy, exibido no último mês de março. Já o Ioniq 7, um SUV grande, tem estreia prevista só para 2024.
Os carros da Ioniq serão fabricados sobre a plataforma E-GMP - acrônimo e tradução de "Plataforma Modular Global - Elétrica". Ela vai permitir, garante a empresa, "reimaginar o interior dos carros como um espaço de vida inteligente, com assentos altamente ajustáveis, conectividade sem fio e recursos exclusivos - como um porta-luvas projetado como gaveta".