Ioniq vira marca de carros elétricos da Hyundai

Empresa usa nome de um de seus produtos eletrificados para criar uma nova gama, que promete três lançamentos até 2024

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Ioniq vira marca de carros elétricos da Hyundai
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Hyundai anunciou no London Eye, tradicional evento britânico, que Ioniq deixa de ser um de seus modelos eletrificados e passa a nomear uma nova gama de produtos totalmente elétricos. Agora, portanto, o nome vira a divisão global da empresa sul-coreana, com a promessa de lançar três novos carros até 2024.

De acordo com o comunicado da Hyundai, a criação de uma marca exclusiva para veículos 100% elétricos é uma resposta à crescente demanda do mercado e acelera o plano da fabricante de liderar o segmento global de EVs. A nova subsidiária, ainda segundo a empresa, vai combinar "carregamento ultrarrápido, interior espaçoso, design, tecnologias e serviços".

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Ioniq Vira Marca De Carro Elétrico Da Hyundai
Ioniq vira marca de carro elétrico da Hyundai e promete três novos produtos até 2024
Crédito: Divulgação
toggle button

Ioniq: o que significa?

A palavra Ioniq é a fusão de "íon" e "único" (na tradução para o português), e foi criada pela marca para os projetos de mobilidade ecológica da empresa. Em 2016, passou a ser o nome de um veículo que contemplava três opções de trens-de-força eletrificados: híbrido, híbrido plug-in e só elétrico.

Os futuros carros da agora divisão Ioniq, porém, serão somente elétricos - movidos por motores alimentados por bateria - e terão nomes numerais: Ioniq 5, Ioniq 6 e Ioniq 7. Segundo a empresa, os pares serão sedãs, enquanto os ímpares vão representar crossovers e SUVs.

O Ioniq 5 será, na definição da Hyundai, um SUV de médio porte. Ele promete chegar já no começo do ano que vem - seu projeto deriva do conceito 45, apresentado no Salão de Frankfurt de 2019. Já em 2022 começa a ser produzido o sedã Ioniq 6, baseado em outro protótipo, o Prophecy, exibido no último mês de março. Já o Ioniq 7, um SUV grande, tem estreia prevista só para 2024.

Os carros da Ioniq serão fabricados sobre a plataforma E-GMP - acrônimo e tradução de "Plataforma Modular Global - Elétrica". Ela vai permitir, garante a empresa, "reimaginar o interior dos carros como um espaço de vida inteligente, com assentos altamente ajustáveis, conectividade sem fio e recursos exclusivos - como um porta-luvas projetado como gaveta".

Veja o vídeo de inauguração da divisão

Comentários