O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) do Paraná passa a ter a menor alíquota do Brasil. Sancionada nesta terça-feira (23/9) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, uma nova lei reduziu a alíquota do imposto de 3,5% para 1,9% sobre o valor venal de automóveis, motocicletas e caminhonetes. Isso representará uma economia de 45% para os proprietários a partir de 2026.
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IPVA fica 45% mais barato no Paraná
A medida beneficia cerca de 3,4 milhões de veículos, ou quase 83% da frota tributada do Estado - que inclui automóveis, motocicletas acima de 170 cilindradas, caminhonetes, camionetas, ciclomotores, motonetas, utilitários, motorhomes, triciclos, quadriciclos e caminhões-tratores.
Para comparação, o IPVA de um carro de R$ 50 mil no Paraná passará de R$ 1.750 para R$ 950. Em Santa Catarina, com alíquota de 2%, o mesmo veículo pagaria R$ 1.000; em São Paulo, com 4%, o imposto chegaria a R$ 2.000.
O cálculo continua a ser feito sobre o valor venal do veículo, estabelecido pela Tabela Fipe - que considera preços praticados regionalmente.
Veículos especiais, como ônibus, caminhões e carros de aluguel continuam tributados em 1%, e também permanece a isenção para motos até 170 cilindradas.
Emplacamentos no Paraná disparam com a redução do IPVA
O anúncio da redução do IPVA no Paraná teve efeito imediato no mercado: nos 10 dias seguintes, os emplacamentos aumentaram 11%, com 11.807 novos registros realizados — média de 1.118 por dia, segundo dados do Detran-PR.
Nas 15 maiores cidades do Estado, a alta foi ainda mais expressiva. O destaque foi São José dos Pinhais, que registrou crescimento de 104,8%, passando de 351 para 719 veículos. Em Maringá o crescimento foi de 68,4% e em Campo Largo, de 53,1%. Outras cidades, como Cascavel, Apucarana e Toledo, registraram aumentos entre 31% e 35%.
Exemplos de crescimento em alguns municípios (10 dias antes x 10 dias depois do anúncio):
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São José dos Pinhais: 351 → 719 (+104,8%)
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Maringá: 326 → 549 (+68,4%)
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Campo Largo: 47 → 72 (+53,1%)
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Cascavel: 239 → 322 (+34,7%)
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Apucarana: 52 → 70 (+34,6%)
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Curitiba: 5.661 → 6.741 (+19%)
O aumento no número de emplacamentos incluiu veículos novos e a repatriação de registros de outros estados, sem contar transferências para o padrão Mercosul.
Entre janeiro e agosto, a alta na frota nova foi de 34% em relação a 2024, com destaque para automóveis (+15 mil unidades) e motocicletas (+52%).
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Impacto econômico e equilíbrio fiscal do novo IPVA no Paraná
De acordo com o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, a redução na alíquota do IPVA no Paraná beneficia cidadãos e municípios, impulsionando o consumo e a economia local. Para manter o equilíbrio fiscal, a lei também aumenta a multa por atraso de 10% para 20%, mantendo juros de mora e multa diária de 0,33% ao dia mais Selic.
O presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Paraná (Sindicovi-PR), Marcos da Silva Ramos, destacou que a redução do IPVA no Paraná deve estimular o retorno de frotistas e concessionárias que migraram para outros estados, fortalecendo o setor automotivo local.
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Olho nos próximos meses
Apesar do impacto positivo inicial, o governo lembra que os números ainda podem variar até o fechamento do ano e que o aumento no número de emplacamentos ajuda a manter a arrecadação equilibrada, mesmo com a redução da alíquota.
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