Jaguar busca parceiro para desenvolver elétricos

Grupo JLR já anunciou que até 2025 pretende vender só carros a eletricidade, e precisa criar de plataforma para projeto

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Jaguar busca parceiro para desenvolver elétricos
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O CEO da Jaguar Land Rover (JLR), Thierry Bollore, confirmou durante uma reunião com investidores que a empresa procura uma parceria com outros fabricantes de automóveis para o desenvolvimento de uma nova plataforma de veículos elétricos.

A JLR anunciou recentemente que pretende comercializar apenas carros movidos a eletricidade a partir de 2025, mas a fabricante britânica ainda não tem uma estrutura para modelos totalmente eletrificados.

Bollore disse que descartou o desenvolvimento interno da arquitetura para carros elétricos devido aos altos custos envolvidos, que não seriam recuperados por baixos volumes de venda. No entanto, o executivo afirmou que está confiante em encontrar em breve um parceiro para o desenvolvimento da tecnologia.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Jaguar Land Rover negocia compartilhamento de plataforma

“Naturalmente há um grande apetite (de outras empresas) para trabalharem conosco”, disse Bollore aos analistas. Acrescentou que a JLR já conversa com uma “seleção de atores” sobre o compartilhamento de uma plataforma que já existe.

Thumbnail Jaguar Electric 2
Jaguar descartou desenvolvimento interno da arquitetura para carros elétricos devido aos altos custos
Crédito: Divulgação
toggle button

O CEO da JLR deixou claro que a escolha da arquitetura dependerá da possibilidade de adaptá-la ao desenho dos carros da Jaguar para “respeitar as proporções dos designs”.

Nenhum fabricante de automóveis foi nomeado, mas acredita-se que o Grupo Volkswagen seria o parceiro preferido da JLR, uma vez que a empresa alemã já teria anunciado que gostaria de compartilhar a sua plataforma MEB.

Caso JLR e Grupo Volkswagen cheguem a um acordo, a Jaguar teria acesso à plataforma J1, a mesma dos cupês Audi e-tron GT e Porsche Taycan.

Por outro lado, Bollore disse que não descartou a possibilidade de desenvolvimento de uma arquitetura própria caso a JLR interrompa as conversas com outras empresas. “Pode ser que a gente desenvolva a nossa própria plataforma, mas ela tem de ser direcionada ao design. Não adianta fazer o que estamos fazendo com a Jaguar, a menos que esses produtos sejam lindos de morrer.”

Comentários