Jaguar Land Rover pesquisa materiais ultraleves

Projeto tem o objetivo de reduzir peso e dar mais eficiência aerodinâmica para os futuros carros elétricos da fabricante

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Jaguar Land Rover pesquisa materiais ultraleves
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Cada vez mais focada no desenvolvimento de tecnologias voltadas à redução de peso e eficiência aerodinâmica, a Jaguar Land Rover (JLR) lançou um projeto cujo objetivo é criar materiais ultraleves para serem aplicados em seus futuros carros eletrificados.

O grande desafio do Projeto Tuscana é desenvolver materiais para substituir componentes de aço e alumínio, de modo que o peso total do veículo seja reduzido sem comprometer a rigidez estrutural da carroceria em impactos.

Além disso, o uso desses materiais reduziria o custo de produção por permitir a adoção de módulos de baterias menores, o que diminuiria ainda mais o peso dos carros. Dessa forma, o consumo de energia seria mais eficiente e, consequentemente, elevaria a autonomia.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Segundo a JLR, uma maior aceitação de carros elétricos e de veículos a combustão mais eficientes reduziria as emissões de CO² em cerca de 4,5 milhões de toneladas entre 2023 e 2032.

Jlr Tucana Project 2
Uso de materiais ultraleves reduziria o custo de produção por permitir a adoção de módulos de baterias menores
Crédito: Divulgação
toggle button

Inicialmente, a empresa diz que pretende reduzir cerca de 35 kg de seus carros. Parece pouco, mas a aplicação de materiais leves, como fibras de carbono e de vidro, elevariam em 30% a rigidez estrutural dos seus veículos. O desenvolvimento do Projeto Tuscana é tocado em parceria com outras seis empresas, para apresentar os primeiros protótipos no final de 2022.

Comentários