Jaguar: vem aí uma nova reviravolta

Com o fracasso da "nova imagem", marca viu as vendas despencarem e resolveu trocar de CEO - que terá muito trabalho

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Jaguar: vem aí uma nova reviravolta
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Tudo começou já na reta final do ano passado. A Jaguar anunciou que encerraria a produção dos modelos em linha e que passaria por uma profunda reformulação. Depois, vieram um novo logotipo e teasers de um carro-conceito polêmico e uma propaganda que viralizou mundialmente.

Essa propaganda exibia modelos com roupas espalhafatosas e estilo woke, em uma aproximação com a comunidade LGBQT+. O slogan era "copy nothing" - "copiar nada", em tradução literal.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O objetivo era transformar a Jaguar, uma aristocrática, elegante e tradicional fabricante britânica de automóveis esportivos e sofisticados, em marca jovem, descolada, colorida e antenada com a diversidade. Deu tudo errado.

Confira o polêmico anúncio da Jaguar:

O tal anúncio com modelos coloridos e nenhum automóvel teve quase 5 milhões de visualizações e milhares de comentários - negativos, em sua maioria.

Na sequência, as vendas da Jaguar no mercado europeu em abril deste ano caíram mais de 90% em comparação ao mesmo mês do ano passado, e maio teve resultado semelhante. No acumulado dos cinco primeiros anos deste ano, queda superior a 70% em relação ao mesmo período de 2024.

Com isso, o CEO da Jaguar, o britânico Adrian Mardell, comunicou sua saída. Estava há cerca de 30 anos na empresa, três deles no cargo máximo. Em seu lugar entrará o indiano P.B Balaji, que foi diretor financeiro da Tata Motors e até recentemente era CFO da marca.

O novo logotipo da Jaguar foi apresentado no ano passado
Crédito: Divulgação
toggle button

Balaji assumirá o cargo no próximo mês de novembro e terá um enorme desafio pela frente: re-reinventar a Jaguar de forma a reaproximá-la de seus tradicionais compradores.

A Jaguar Land Rover (JLR) diz que sua chegada vai acelerar o plano JLR Reimagine, um plano estratégico que inclui eletrificação, digitalização e sustentabilidade. Como esses três pilares serão aplicados de forma que não afastem os fãs da marca, ainda é um mistério.

Entenda mais:

    O conceito Jaguar EV Concept também não agradou: nada a ver com os modelos tradicionais da marca
    Crédito: Reprodução
    toggle button

    Além disso, o novo CEO terá que enfrentar outros obstáculos. Caso das tarifas americanas, que atingem com força os carros feitos no Reino Unido; queda acentuada nas vendas das duas marcas no mercado chinês; e redução na linha Land Rover, entre muitos outros. Será que vai conseguir? A conferir.

    Não perca:

    Comentários
    Wid badge