Jeep e outros modelos que viraram marcas de carros

Por razões comerciais, como atender a um determinado nicho de mercado, nomes de veículos batizam novos fabricantes

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Guilherme Silva
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Se aqui no Brasil o Jetta é o sedã médio da Volkswagen, na China esse nome remete a uma nova marca de automóveis. Essa estratégia de criar marcas de carros a partir de certos modelos é relativamente comum por questões comerciais.

Durante a história automotiva, alguns modelos deram origem a marcas de carros de segmentos específicos, como esportivos, picapes e utilitários. Confira a seguir alguns exemplos:

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Modelos que deram origem a marcas de carros

Jeep

Se hoje a Jeep é uma das marcas mais lucrativas da Stellantis, antigamente seu nome se referia ao veículo criado na década de 1940 para o uso militar das tropas norte-americanas. Chamado de “GP” (Propósitos do Governo ou Propósitos Gerais), o modelo ganhou uma variante civil. Tempos depois, a marca Jeep foi incorporada pela Chrysler, posteriormente adquirida pela Fiat. Criadora de modelos icônicos, como o Grand Cherokee, Grand Wagoneer e Wrangler, a Jeep tem mostrado bons resultados com os SUVs urbanos Compass e Renegade.

Jeep Wrangler é um dos modelos icônicos da marca que hoje pertence ao grupo Stellantis
Crédito: Divulgação
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Mini

Embora tenha uma gama diversificada de compactos, a Mini nasceu como um modelo fabricado pela British Motor Corporation (BMC). Virou marca em 1969, ao substituir os logotipos dos Austin Mini e Morris Mini. Em meados da década de 1990, a Mini foi adquirida pela BMW, que investiu numa linha de veículos mais modernos.

Mini era um modelo da British Motor Corporation (BMC) que virou marca em 1969. E, em 1990, foi adquirida pela BMW
Crédito: Divulgação
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RAM

Usado desde a década de 1980 para designar a linha de picapes da Dodge, o nome RAM virou marca em 2009. Anos depois, após a fusão da Chrysler com a Fiat, modelos da marca italiana também passaram a ser identificados como RAM 700 (Strada) e RAM 1000 (Toro) em alguns mercados na América Latina.

Desde 1980 o nome RAM era usado para batizar picapes da Dodge, mas virou marca em  2009
Crédito: Divulgação
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DS

A sigla DS é usada pela francesa Citroën desde 1955. Para homenagear o modelo original, que fez sucesso em sua época, a marca francesa lançou, em 2009, o DS3 como uma variante mais sofisticada do hatch C3. A linha DS ganhou novos modelos e, em 2014, foi “promovida” a marca de luxo DS Automobile.

DS3 foi lançado em 2009 pela Citroën, que transformou o DS em marca de luxo cinco anos depois
Crédito: Divulgação
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Jaguar

Sinônimo de luxo e esportividade, a Jaguar teve foi fundada com outro nome. Então chamada de SS Cars, a marca britânica lançou em 1936 o modelo SS Jaguar 100. Na década seguinte, com o início da Segunda Guerra, a sigla SS foi abolida por remeter à organização paramilitar do regime nazista.

O Jaguar era um modelo da SS Cars, e foi promovido a nome de marca com o início da Segunda Guerra Mundial
Crédito: Divulgação
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Genesis

A Hyundai lançou em 2008 o sedã de luxo Genesis para fazer frente aos modelos das marcas japonesas Honda/Acura, Nissan/Infiniti e Toyota/Lexus. Em 2016, a empresa sul-coreana criou a divisão de luxo, que atualmente possui os sedãs G70 e G90, a perua G70 Shooting Break, além do SUV GV80.

Genesis era nome de sedã de luxo da Hyundai lançado em 2008, e virou marca em 2016
Crédito: Divulgação
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Cupra

A marca espanhola Seat, que pertence ao Grupo Volkswagen, não fez sucesso no Brasil em meados dos anos 1990, mas tem forte presença na Europa. O sufixo Cupra designava as versões esportivas de seus modelos, mas virou uma marca de carros de alto desempenho a partir de 2018, mas ainda usando os Seat como base.

Cupra era que designava os esportivos da espanhola Seat, mas virou marca de modelos de alto desempenho
Crédito: Divulgação
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Jetta

O nome do sedã médio acabou serviu de inspiração para a divisão chinesa da Volkswagen criar, em 2019, uma marca local de baixo custo voltada ao público jovem, formada por um sedã e dois SUVs.

O Jetta, da Volkswagen, virou marca destinada ao público jovem na China
Crédito: Divulgação
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AMG

A AMG deixou de ser apenas uma divisão esportiva para se tornar realmente uma marca de alto desempenho da Mercedes-Benz a partir de 2010, quando desenvolveu e produziu o SLS AMG, posteriormente substituído pelo AMG GT.

A AMG deixou de ser uma divisão da Mercedes-Benz para se tornar marca de alto desempenho
Crédito: Divulgação
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Alpine

Em 2017 a Renault ressuscitou a divisão esportiva com a releitura moderna do cupê A110. A nova marca, inclusive, passou a ser o novo nome da equipe de Fórmula 1 da fabricante francesa a partir da temporada 2021.

Alpine foi ressuscitada em 2017 pela Renault  com a releitura moderna do cupê A110
Crédito: Divulgação
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