Lançado no Brasil em março de 2015, o Jeep Renegade atingiu recentemente a marca de 700 mil unidades produzidas no no Polo Automotivo de Goiana (PE).
O SUV compacto da marca de utilitários da Stellantis foi o primeiro automóvel produzido na unidade industrial pernambucana e também marcou o retorno da Jeep ao "clube" dos fabricantes nacionais - do qual havia saído em 1983, quando a Ford fabricou a última unidade do CJ-5.

Além do Renegade, a Stellantis também faz em Goiana (PE) as picapes Fiat Toro e Ram Rampage, além dos SUVs Jeep Commander e Compass. Todos carros baseados em variações da plataforma Small Wide do SUV compacto.
No mercado brasileiro, o Jeep Renegade é o menor modelo da marca e tem versões entre R$ 118.290 e R$ 189.490. Em todas as versões o motor é o 1.3 turbo flex de 176 cv de potência, combinado com um câmbio automático de seis marchas (tração 4x2) ou nove velocidades (tração 4x4).
O Renegade brasileiro é exportado também para outros mercados da América Latina, numa lista que inclui México, Argentina, Uruguai, Peru, Paraguai, Costa Rica, Panamá e El Salvador.
Veja também
Lançado no mercado internacional em 2014 com a proposta de ser o menor modelo da gama da Jeep, o Renegade chegou a ser feito também na China e na Itália, países que produziram o modelo até 2022 e 2025, respectivamente.
Mas foi no Brasil que o modelo atingiu o maior sucesso comercial. O que explica o fato de a unidade industrial pernambucana ser a única no mundo que ainda produz o SUV compacto.
Mesmo com quase 11 anos de mercado em uma mesma geração, tendo recebido apenas retoques no visual e mudanças na mecânica, o Renegade somou quase 45 mil emplacamentos em 2025 e teve mais unidades vendidas que outros SUVs compactos mais recentes - dentro e fora da Stellantis.
Assim como aconteceu na Europa, o Renegade vai perder para o Avenger o posto de SUV de entrada da Jeep. Mas, diferentemente do restante do mundo, o SUV compacto pioneiro ainda vai permanecer em linha, com uma atualização no visual e na mecânica.
Será que o Renegade vai permanecer competitivo por mais muito tempo?
Vídeo relacionado
Veja também



Email enviado com sucesso!