7 jogos clássicos de corrida para gearheads

Às vésperas do lançamento do game F1 2021, selecionamos títulos especiais para amantes da velocidade perderem o sono

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. 7 jogos clássicos de corrida para gearheads
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quem nunca passou horas a fio em games do seu console favorito quando criança? No caso do repórter, invariavelmente eram títulos ligados ao universo automobilístico, os jogos de corrida. Guiar um possante movido a pixels fez parte da infância e é algo que, até hoje, está na rotina do escriba e de muitos outros gearheads espalhados por aí. Tanto é que estou muito ansioso pelo lançamento de F1 2021. Inclusive, já falamos sobre o título, que será lançado no próximo dia 13, aqui no WM1.

Para aplacar um pouco dessa ansiedade, listamos sete jogos de corrida que marcaram época e fizeram a alegria de muitos aficionados. São títulos das mais variadas eras e de diferentes consoles e plataformas. Confira algumas das obras-primas que já estão no hall da fama da indústria. Ah! Se deixamos seu game favorito de fora, não deixe de dizer qual é nos comentários.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Confira sete jogos clássicos de corrida

Top Gear

"Não vale o carro vermelho" é uma frase que foi usada por nove entre 10 jogadores de Top Gear (1992, Kemco, SNES). O modelo, inspirado na Ferrari Testarossa, era o mais rápido do game. Deixava para trás outras máquinas, inspiradas na 288 GTO, no Porsche 959 e no Honda NSX.

Evolução de Rad Racer, para o NES, Top Gear não tinha lá os melhores gráficos. No entanto, o jogo carregava altas doses de adrenalina e era desafiador. Mesmo com uma pegada mais arcade, apresentava ao player a necessidade de administrar pneus e combustível. Para completar, a trilha sonora, que poderia muito bem ter sido composta pelo Daft Punk, é sensacional. Jogaço.

Top Gear
Top Gear rendeu muitas horas de diversão para crianças dos anos 1990
toggle button

Enduro

Enduro (1986, Activision, Atari 2600) foi o suprassumo dos games de corrida durante um bom tempo. No título, o jogador tem como objetivo viajar o mundo em cinco dias e se tornar o campeão de uma grandiosa competição de rali.

Enduro se tornou um clássico instantâneo por suas cores vibrantes e gráficos. O jogo apresenta desafiadoras mudanças climáticas, jogabilidade intuitiva e dificuldade que cresce gradativamente conforme o piloto vence as seções.

Nesse título você joga contra o tempo e tem de ultrapassar uma quantidade específica de carros a cada dia. Além disso, você ainda dispõe de um hodômetro para conferir a quilometragem. Por fim, nada é mais prazeroso que virar uma noite na frente de um jogo de Enduro e apreciar o belo pôr do sol que o jogo proporciona.

Enduro
Não ria dos gráficos: Enduro, até hoje, é dos jogos mais legais do gênero corrida
Crédito: Reprodução
toggle button

Gran Turismo

Quando a nova geração de consoles chegou, os jogos deram um salto de qualidade considerável. Com influências de clássicos como Test drive, Gran Turismo (1997, Sony, Playstation) é um marco. No modo Simulação, grande destaque, o jogador tem de tirar licenças para estar apto a competir nos eventos. Mais: é possível adquirir até 142 carros, de 11 marcas diferentes, e ajustá-los da maneira que lhe parecer melhor.

A jogabilidade de Gran Turismo é extremamente precisa. O título, vale frisar, foi um dos primeiros do gênero corrida com pretensões de chegar próximo à realidade. Para quem é fã, vale ter toda a coleção da série, que terá seu sétimo capítulo, para PS5, lançado no primeiro semestre deste ano.

Gran Turismo Jogos clássicos de corrida
Gran Turismo, para Playstation, é um marco na história do gênero
Crédito: Reprodução
toggle button

Assetto Corsa

Assetto Corsa (2014, Kunos Simulazioni, PC, PS4, XONE) leva - muito - a sério o gênero simulação. O título é impecável no quesito dirigibilidade. Todos os ajustes feitos nos carros refletem no comportamento nas pistas. Além disso, os traçados diferentes também influenciam no desempenho dos veículos e a inteligência artificial do jogo é muito bem trabalhada: os pilotos cometem erros e também defendem posição de forma primorosa.

O desafio em Assetto Corsa até pode afastar muitos jogadores iniciantes. No entanto, o título é divertido e sua comunidade capricha nos mods. Seus gráficos não são tão impressionantes, mas, mesmo assim, não tiram do gamer a sensação de estar de fato numa disputa real. Mesmo sem ter completado dez anos de idade, Assetto já é um dos grandes jogos clássicos de corrida.

Assetto Corsa Jogos clássicos de corrida
Assetto Corsa já figura entre os grandes clássicos do gênero corrida
Crédito: Reprodução
toggle button

Ayrton Senna's Super Monaco GP II

Ayrton Senna's Super Monaco GP II (1992, Sega, Master System, Mega Drive e Game Gear) contou com o endosso do tricampeão mundial de Fórmula 1, à época na McLaren. Aliás, a Sega não poderia conseguir piloto melhor para chancelar o título. Afinal de contas, Senna venceu o tradicional Grande Prêmio de Mônaco em seis oportunidades - cinco de forma consecutiva, entre 1989 e 1993.

O jogo até hoje é considerado um dos melhores  títulos de Mega Drive. Com bons gráficos e física, para a época, realista, o game te coloca dentro da temporada de 1991 da Fórmula 1. Ayrton Senna's Super Monaco GP II, ícone da era dos 16 bits, não poderia deixar de figurar na nossa lista de jogos clássicos de corrida.

Super Monaco 2 Jogos clássicos de corrida
Super Monaco GP II tinha endosso de Ayrton Senna, bons gráficos e excelente jogabilidade
Crédito: Reprodução
toggle button

Need for Speed: Underground

Need for Speed: Underground (2003, Electronic Arts, PC, Xbox, Playstation 2, GameCube) foi uma sacada de mestre. O jogo pegou carona na onda do filme Velozes e furiosos, de 2001, e simula (em estilo bem arcade) pegas nas ruas entre carros envenenados, além de destacar modalidades como drift e drag racing.

Com bons gráficos e som impecável, Underground arrebatou entusiastas da película estrelada por Vin Diesel e conquistou aficionados por tuning. O jogador pode personalizar o veículo com peças de marcas importantes da indústria. São 20 modelos para tunar e se divertir. Só tome cuidado para não estourar o motor ou detonar o Skyline R34 GTR; o que seria uma pena.

Need for Speed: Underground fez com que muito garoto virasse Dom Toretto por um dia
Crédito: Reprodução
toggle button

Cruis'n USA

Este título que fecha nossa lista de jogos clássicos de corrida é daqueles que nos fez perder horas no fliperama. Cruis'n USA (1994, Arcade) rendia disputas divertidíssimas com a inteligência artificial. E, também, claro, contra os amigos.

O título, que leva o jogador a correr por cenários dos Estados Unidos, foi sucesso de público, e bateu em vendas outro clássico do arcade: Daytona USA. Versão do jogo para Nintendo 64 foi lançada alguns anos depois, mas sua recepção não foi tão positiva. O último game da série, Cruis'n Blast, é de 2017. No entanto, USA ainda é o maioral da franquia.

Sucesso dos arcades, Cruis'n USA ficou na memória de muita gente
Crédito: Reprodução
toggle button
Comentários