Ka evolui e ganha 3 estrelas em teste de colisão

Modelo da Ford ganhou proteções laterais e equipamentos para fixação de cadeirinhas

  1. Home
  2. Notícias
  3. Ka evolui e ganha 3 estrelas em teste de colisão
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Latin NCAP, instituição responsável pelos testes de segurança dos carros vendidos na América Latina, divulgou uma nova rodada de testes. O destaque ficou para a evolução do Ford Ka, que saiu de zero estrelas para três.

O Ford Ka foi avaliado em 2017, conseguindo um decepcionante resultado de zero estrela para o adulto, devido ao baixo rendimento do impacto lateral. A Ford decidiu melhorar o impacto lateral do Ka e patrocinar uma nova avaliação no modelo 2018. O Ka, produzido desde 12 de junho de 2018 (a partir do VIN 9B9BFZH55U7K8206502), foi melhorado com reforços estruturais para a proteção dos impactos laterais no pilar B e elementos de absorção de energia nas portas para a proteção dos adultos.

Ainda assim, conseguiu, apenas, três estrelas para adultos, devido à fraca proteção no peito deles no impacto lateral. A proteção do ocupante infantil mostrou um resultado de quatro estrelas com proteção boa no teste de impacto frontal e lateral no dummy de três anos e no dummy de 18 meses. Ambos os dummies foram instalados utilizando ancoragens ISOFIX e Top Tether no caso do dummy de três anos, e com suporte para as pernas no caso do dummy de 18 meses.

Outro veículo testado pela instituição foi o Hyundai Accent, que é fabricado na Coreia do Sul e vendido em alguns países da América do Sul, recebeu zero estrela para a Proteção do Ocupante Adulto e uma estrela para a Proteção do Ocupante Infantil. O Accent é disponibilizado na sua versão básica sem airbags. O impacto da cabeça com o volante e a alta compressão no peito do motorista explicaram a baixa pontuação para o ocupante adulto, apesar da estrutura estável.

O Accent não oferece ancoragens ISOFIX nem cintos de três pontos em todas as suas posições. Portanto, a fraca proteção apresentada pelo dummy de três anos e vários Sistemas de Retenção Infantil (SRI) que falharam na instalação explicam a única estrela a respeito da Proteção do Ocupante Infantil. O impacto lateral do Accent não foi realizado, devido a que o impacto frontal, no teste, foi de zero estrela para os adultos. O Accent é um modelo popular de táxis em alguns países do litoral pacífico da América Latina. A Hyundai surpreende com esse baixo resultado, já que o fabricante proporciona veículos com níveis altos de proteção no mercado europeu em modelos similares ou, inclusive, mais econômicos.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors