A Kia aproveitou o Salão de Bruxelas (Bélgica) para fazer a revelação global do EV2, modelo que chega para ser o menor carro elétrico da gama da marca sul-coreana.
Com 4,06 metros de comprimento, 1,80 metro de largura, 1,58 metro de altura e com 2,57 metros de entre-eixos, o Kia EV2 tem o mesmo porte de utilitários esportivos subcompactos como o Fiat Pulse, o Renault Kardian e o Volkswagen Tera. Mas com aquela pegada visual futurista de outros modelos recentes da empresa.

Aliás, esse EV2 é quase um EV3 em pacote menor, já que ambos parecem seguir as mesmas diretrizes de projeto.
Além das linhas ousadas da carroceria, o elétrico de entrada da Kia - assim como o irmão maior - também entrega um alcance surpreendente para um modelo desse porte: são 448 quilômetros (ciclo WLTP) na configuração de 61 kWh. Mas mesmo a versão mais acessível, com 42,2 kWh, também roda bem: 317 quilômetros (ciclo WLTP).
Feito para ser acessível, o Kia EV2 é baseado em uma arquitetura elétrica de 400 Volts. Menos parruda que os sistemas de 800 Volts encontrados em elétricos mais caros e que tornam o veículo compatível com carregadores ultrarrápidos. Mesmo assim, é possível elevar a carga da bateria de 10% a 80% em cerca de 30 minutos.
Veja também
A Kia promete um aproveitamento de espaço digno de modelos maiores.
Além da versão tradicional para cinco ocupantes, a linha vai incluir ainda uma variante de quatro lugares, com assento traseiro corrediço e reclinável. Na configuração otimizada para o transporte de bagagem, são 403 litros de capacidade no porta-malas. Isso além dos 15 litros adicionais no bagageiro sob o capô.
E a lista de itens tecnológicos, além das telas de 12,3 polegadas para a multimídia e o quadro de instrumentos e do som premium Harman Kardon, tem um sistema ADAS completaço, com frenagem automática, controlador adaptativo de velocidade, assistente de manutenção em faixa e assistente autônomo de estacionamento.
O EV2 foi projetado inicialmente para o mercado europeu e sua produção começará em fevereiro deste ano na fábrica da Kia em Žilina, na Eslováquia. As vendas desse SUV subcompacto elétrico deverão começar até o fim do primeiro semestre de 2026.
Já para o Brasil, o modelo ainda não tem confirmação. Pelo menos no curto prazo. Até porque, a Kia vai ter que arrumar espaço para o volume de lançamentos que pretende fazer aqui no mercado brasileiro em 2026.
No Salão do Automóvel de São Paulo, a Kia prometeu oito novidades para o Brasil, sendo seis totalmente inéditas. E, desses seis automóveis, dois são modelos 100% elétricos.
Um é o SUV compacto EV3 e o outro é o furgão PV5. Ambos programados para o segundo semestre e que vão se juntar a uma linha que já inclui por aqui os SUVs EV9 e EV5.
Veja também