A Kia mostrou na noite desta terça-feira (27), em Itu (SP), o SUV EV5, o primeiro de uma nova safra de carros elétricos que pretende lançar no Brasil.
O modelo foi mostrado ao lado do EV9, que será o segundo da leva — e que deve estrear até o final do ano (2024).
O EV5 é um SUV médio alongado, com porte de Jeep Commander, embora com cinco lugares. Ao preço de R$ 399.990, o modelo chega para tentar roubar clientes de SUVs elétricos compactos do segmento premium, como Volvo XC40 e BMW iX1, entre outros.
O Kia EV5 é um dos players mais importantes dessa nova "família". Nasce como SUV projetado para atender às necessidades das famílias conhecidas como "millenials", é feito sobre a novíssima plataforma E-GMP e carrega a nova assinatura de design da marca, chamada de "Opostos Unidos", além de ter um interior totalmente novo e conjunto mecânico com foco na economia.
Anote aí as dimensões (as que já foram reveladas): 4,62 metros de comprimento, 2,75 m de entre-eixos e porta-malas para 513 litros de capacidade.

O carro chega em apenas uma versão, a Land, que tem motor e tração dianteiros. São 217,5 cv de potência e 31,6 kgf.m de torque.
A autonomia oficial revelada é de 402 quilômetros de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.
Segundo a marca, o carro vem com baterias Blade (feitas pela BYD) de 88,1 kWh e possibilidade de recarga em apenas 30 minutos em fontes ultrarrápidas.
O modelo também vem completo: cheio de recursos eletrônicos, traz de série pacote ADAS completo, teto solar panorâmico, rodas de 18 polegadas, maçanetas camufladas nas portas e abertura e fechamento do porta-malas por botão, entre outros.