Feito sobre a inovadora plataforma modular global elétrica e-GMP, o EV9 testado no deserto tinha alcance de 497 quilômetros (WLTP). Com capacidade de carregamento ultrarrápido de 800 Volts, é possível recarregar a bateria o suficiente para o SUV rodar por 239 quilômetros em apenas 15 minutos.
Quem acompanha o WM1 já sabia que o modelo de sete lugares e três fileiras estava a caminho. Para quem tem interesse no utilitário - que por aqui será rival de modelos como Audi e-tron, BMW iX, do futuro Volvo EX90 e demais SUVs elétricos do mercado de luxo -, publicamos uma avaliação exclusiva.
Como é o Kia EV9
O EV9 tem 5,01 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,75 m de altura. Destaque para a excelente distância entre-eixos, de 3,10 m.
A filial brasileira da Kia ainda não deixa clara qual será a motorização usada pelo SUV aqui no Brasil, mas nós temos as informações do que o carro oferece lá fora - afinal, o modelo será importado.
São três opções de propulsão:
- Air (Standard): tem tração traseira, motor de 218 cv e 35,7 kgf.m e bateria de 76,1 kWh. Vai da imobilidade aos 100 km/h em 8,2 segundos e tem alcance de 497 quilômetros.
- Earth (Long Range): tem menos potência, 204 cv, mas o mesmo torque de 35,7 kgf.m e tração traseira. Com bateria de 99,8 kWh, vai de zero a 100 km/h em 9,4 s. A autonomia sobe para 541 quilômetros.
- GT-Line (topo de linha): na versão mais apimentada, o SUV tem dois motores, que juntos desenvolvem 385 cv e 61,2 kgf.m. Nessa, acelera até os 100 km/h em 6 segundos. Há ainda um upgrade, que libera mais 10,2 kgf.m e permite ao EV9 fazer o zero a 100km/h em 5,3 s.
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