A despedida do Kia Stinger já estava sacramentada desde o fim do ano passado, com o lançamento da edição de despedida do esportivo. Contudo, o adeus oficial veio em forma de vídeo, onde o modelo passa o bastão para o novo elétrico EV6.
No registro, compartilhado pelo canal oficial da Kia no Youtube, a última unidade da última edição do Stinger, chamada de Tribute Edition, aparece "contracenando" com seu substituto.
A brincadeira tem diálogos, piadas, rachas e até uma prova em circuito, que termina com um "choro" do SUV elétrico, na versão GT. É isso mesmo, a Kia fez o herdeiro chorar durante a simbólica última cantada de pneus do Stinger.
Certamente os 373 cv e 52 kgf.m gerados pelo biturbo 3.3 V6 e entregues às rodas traseiras do Stinger deixarão saudades. Com esses números, o modelo vai de zero a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 240 km/h.
Na versão com tração integral, o Stinger é ainda mais nervoso e consegue chegar aos 270 km/h, embora perca um pouco do fôlego no zero a 100 km/h - a marca cai para 5,7 segundos nessa versão.
Já no substituto, que custa um bocado a mais e é movido por motor elétrico alimentado por baterias, a potência entregue pelos dois motores elétricos (um para cada eixo) é de 583 cv e o torque chega a incríveis 75,5 kgf.m. Com esse conjunto, o modelo baixa o tempo do Stinger no zero a 100 km/h para 3,5 segundos. É uma marca jamais atingida por qualquer Stinger. Nada mal para o sucessor do esportivo da Kia.
A passagem do Kia Stinger pelo Brasil não foi tão marcante, mas o modelo foi vendido aqui entre 2018 e 2020. Apesar das suas capacidades, o número de unidades emplacadas foi modesto. Então o modelo não é visto com muita frequência pelas ruas.
Quanto ao EV6, há expectativas de que chegue por aqui até o fim deste ano ou no início de 2024. Em agosto do ano passado, o presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, chegou a falar nessa possibilidade. O modelo tem autonomia para rodar até 530 quilômetros com uma carga.