Koenigsegg Agera RS bate recorde de velocidade

De acordo com a marca sueca, o hipercarro atingiu 444,6 km/h, superando a marca de 431 km/h do Bugatti Veyron SS

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Koenigsegg Agera RS bate recorde de velocidade
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Koenigsegg anunciou neste sábado (4) ter estabelecido um novo recorde mundial de velocidade máxima para carros de produção. De acordo com a marca sueca, o Agera RS, conduzido pelo piloto de testes da fábrica, Niklas Nilja, atingiu os 444,6 km/h (277,9 mph) em uma rodovia em Pahrump, nos Estado de Nevada, nos Estados Unidos.

A marca anterior pertencia ao Bugatti Veyron Super Sport, que em  4 de julho de 2010, na pista de testes do Grupo Volkswagen em Ehra-Lessien, na Alemanha, cravou 431 km/h (269,3 mph).

 

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

 

Ainda segundo a Koenigsegg, os 444,6 km/h foram alcançados nos dois sentidos da pista (indo e voltando), o que é obrigatório para que o recorde seja reconhecido e homologado pelo Guinness. A aferição foi realizada pela Racelogic.

O Koenigsegg Agera RS é equipado com motor 5.0 V8 biturbo de 1.360 cv de potência máxima a 7.800 rpm e torque de 139,8 kgf.m a 4.100 rpm. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e 7 marchas, e a tração, traseira.

 

 

SÓ FALAM...

Ultimamente, as fabricantes de hipercarros tem apenas projetado conceitualmente a velocidade máxima de seus carros. A Bugatti, por exemplo, afirma que o Chiron pode atingir as 266 mph (460,8 km/h), mas até agora só conseguiu atingir as 261 mph (417,6 km/h). De acordo com a fabricante francesa de hipercarros, não existe um pneu capaz de aguentar tal velocidade.

Durante a edição deste ano do SEMA Show, em Las Vegas, nos EUA, a Hennessey Performance apresentou o Venom F5 e anunciou que o ‘bólido’ texano pode bater as 301 mph (481,6 km/h). No entanto, o hipercarro não foi colocado na pista com este objetivo e não há informações se isso realmente acontecerá.

Aliás, a própria Hennessey, com o Venom GT – antecessor do F5 –, atingiu as 270,1 mph (432,6 km/h) na pista da NASA no Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, Flórida (EUA). No entanto, a marca não foi reconhecida oficialmente pelo Guinness por ter sido alcançada apenas em uma direção.

Por isso, caso venha a ser reconhecido e homologado, o novo recorde de velocidade máxima estabelecido pelo Koenigsegg Agera RS deve ser exaltado.

Comentários