Koenigsegg Gemera: hipercarro para quatro pessoas

Limitado a 300 unidades, modelo sueco já está em produção, tem 1.724 cv e preço estimado em mais de R$ 9 milhões

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Lucas Cardoso
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"Hipercarro" é uma classificação informal que damos a modelos mais esportivos que os superesportivos. Agora imagine um hipercarro híbrido, com espantosos 1.724 cv de potência, arrepiantes 356,6 kgf.m de torque e que ainda por cima, é capaz de transportar quatro pessoas. Pois essas são as credenciais do Koenigsegg Gemera, o primeiro hipercarro com mais de dois assentos já feito pela marca sueca.

Koenigsegg Gemera 18 F1
O Koenigsegg Gemera tem 1.726 cv e acelera de zero aos 100 km/h em apenas 1,9 segundos
Crédito: Divulgação
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Segundo a Koenigsegg, serão produzidas apenas 300 unidades do modelo. E cada uma vai custar 1,7 milhão de euros (cerca de R$ 9,2 milhões, em conversão direta e sem impostos). É um valor alto, mas é o preço de um modelo capaz de levar uma família de quatro pessoas num passeio insano, com zero a 100 km/h em apenas 1,9 segundo e velocidade máxima acima dos 400 km/h.

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O entre-eixos do Gemera tem 3 m e permite acomodar com conforto os quatro ocupantes
Crédito: Divulgação
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Conjunto imponente

Para chegar nesses números, é claro que o conjunto mecânico do sedã é incrivelmente parrudo. O Gemera tem três motores elétricos, sendo dois no eixo traseiro (um para cada roda) e mais um preso ao virabrequim do motor a combustão. Essa unidade, aliás, é um três cilindros biturbo 2.0 capaz de render, sozinho, 608 cv.

As portas do Koenigsegg Gemera abrem para cima e dão acesso às duas fileiras de bancos
Crédito: Divulgação
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Tecnológico e compacto — já que precisava deixar espaço para a cabine —, esse motor tricilíndrico pode ser chamado de flex, já que além da gasolina, também pode ser abastecido com etanol. O tanque tem 75 litros e garante ao modelo uma autonomia de aproximadamente 1.000 quilômetros.

Só no modo elétrico

Desse total, 50 quilômetros podem ser rodados somente no modo elétrico. Mas nada de pé levinho, não: a velocidade máxima neste "modo verde" já é de insanos 300 km/h -  ou seja, o Gemera é um carro "rápido e ecológico".

O interior do modelo tem revestimentos de luxo e mescla tons contrastantes
Crédito: Divulgação
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A tração do híbrido é integral e o eixo traseiro é esterçante - se move alguns graus no sentido contrário ao do eixo dianteiro para garantir segurança total nas curvas em altíssimas velocidades. Há ainda um sistema de vetorização de torque, que ajuda a segurar toda essa potência. Tudo para deixar o hipercarro na mão do motorista.

Espaço interno e conforto

Além do desempenho, o que não falta no Gemera é conforto. O modelo duas portas tem entre-eixos de 3 m, o suficiente para todo mundo se esticar lá dentro. Mas a altura de 1,29 m do hiperesportivo cobra um pouco da coluna dos ocupantes na hora de entrar no carro, especialmente de quem vai na fileira traseira - algo já esperado num carro com essa proposta. Menos mal que as portas dão acesso inclusive aos bancos traseiros.

O piloto tem à frente volante com base e too planos e uma pequena tela de TFT na função de painel de instrumentos
Crédito: Divulgação
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Uma vez lá dentro, os ocupantes terão vida fácil com duas telas multimídia, uma no painel e outra entre os bancos dianteiros, posicionada para quem senta atrás. Há porta-copos por todos os lados. São oito só no console, sendo quatro para a primeira e mais quatro para a segunda fileira. Será que os copos não caem nas arrancadas?

Tela para todo lado

O volante de base reta tem comandos multimídia sensíveis ao toque. Já o painel de instrumentos tem uma tela compacta, posicionada bem na coluna. Os retrovisores  são câmeras, cujas imagem são reproduzidas em duas telas posicionadas nas extremidades do painel, à frente do motorista.

Como todo Koenigsegg, o Gemera exibe design agressivo e aerodinâmico tanto na frente quanto atrás
Crédito: Divulgação
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Há ainda bancos em fibra de carbono, ar-condicionado digital de três zonas, wi-fi nativo e dois carregadores sem fio só para a fileira traseira.

Anunciado lá em 2020, o Gemera é aguardado ansiosamente pelos ricaços que tiverem a sorte de tê-lo na garagem. Não está claro ainda se todas as unidades já foram vendidas ou não, como geralmente acontece com esse perfil de carro. Dada a exclusividade do modelo, é bem provável que esse seja o caso.

Apenas 300 unidades do hipercarro serão produzidas. Preço de cada uma: cerca de R$ 9 milhões
Crédito: Divulgação
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