Kombi com 12 rodas e lagartas é restaurada pela VW

Criação bizarra de mecânico austríaco faz parte do acervo de automóveis históricos da marca

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Kombi com 12 rodas e lagartas é restaurada pela VW
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volkswagen completou a restauração de um carro que certamente é um dos mais bizarros do acervo histórico de veículos comerciais da marca: uma Kombi com 12 rodas e lagartas nos (dois) eixos traseiros.

Divulgação
<span styles="color: #000000; font-family: Arial;">Kombi off-road foi criada para enfrentar terrenos montanhosos e com neve</span>
toggle button

A máquina, que ganhou o apelido de "Half-Track Fox", foi criada nos anos 1960 pelo mecânico austríaco Kurt Ketzner. Sem achar um automóvel que fosse capaz de enfrentar a neve no terreno montanhoso da Áustria, o profissional decidiu criar ele mesmo uma solução.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A partir de uma Kombi normal de 1962, Ketznet instalou dois eixos traseiros motrizes, equipados com quatro rodas de 13 polegadas e unidas por um sistema de lagartas de alumínio e borracha, projetadas por ele próprio. Na dianteira, o utilitário recebeu dois eixos direcionais equipados com rodas duplas.

Kombi com lagartas
Eixo traseiro duplo e sistema de lagartas foram criados pelo criador do projeto
Crédito: Divulgação
toggle button

A lista de modificações mecânicas incluiu, ainda, a instalação de um diferencial de deslizamento limitado para garantir um ganho de aderência em pisos precários. Um dos poucos itens originais do modelo é o motor 1.1 de 34 cv, que garante ao carro uma velocidade máxima de apenas 35 km/h.

Ao todo, Ketzner completou mais um exemplar da Kombi com lagartas e trabalhava em mais um exemplar modificado quando abandonou o projeto.

Kombi com lagarta
O motor 1.1 de 34 cv foi um dos poucos itens mecânicos que foram mantidos como na Kombi original
Crédito: Divulgação
toggle button

O exemplar das fotos passou pelas mãos de vários donos antes de chegar ao acervo de clássicos da Volkswagen, em 2018, quando teve início o processo de restauração da máquina.

Por: Evandro Enoshita

Comentários