Kylaq: conheça o primo indiano do Volkswagen Tera

SUV compacto projetado e vendido na Índia tem vários elementos em comum com o recém-lançado modelo brasileiro

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Kylaq: conheça o primo indiano do Volkswagen Tera
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

No evento de apresentação do Volkswagen Tera, a marca alemã reforçou que, além do Brasil, o novo SUV compacto será comercializado em vários mercados da América Latina e também da África. Mas você sabia que tem um parente próximo do carro brasileiro que já é oferecido no exterior? Eu estou falando do Skoda Kylaq.

Com origem na Chéquia, um país da Europa Central, a Skoda é uma marca do Grupo Volkswagen com posicionamento semelhante ao da Dacia para a Renault, produzindo modelos de baixo custo com a tecnologia da Volks. E, além do mercado europeu, outro local em que ela se deu muito bem foi na Índia.

    • Comprar carros
    • Comprar motos
    Ver ofertas

    O Kylaq tem visual mais convencional e é bem menor que o Tera
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Kylaq vs. Tera: semelhanças e diferenças

    E foi justamente no país asiático que o Kylaq foi lançado no final do ano passado. Projetado e fabricado por lá, compartilha o mesmo projeto básico com o Tera.

    Por fora, ninguém diz isso, pois os dois carros são bem distintos: o indiano tem uma carroceria mais alta e de linhas mais convencionais, apesar do mesmo entre-eixos de 2,57 m.

    Mas a grande diferença entre os dois carros está no comprimento: o Kylaq tem 4,00 m de comprimento, enquanto o Tera mede 4,15 m. Com isso, o SUV da Skoda é 7cm mais curto que um Polo.

    Curiosamente, o porta-malas do SUV indiano é maior: 360 litros, ante os 350 litros do Volkswagen.

    O painel é bem semelhante do adotado pela Volkswagen no Tera
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    A maior semelhança entre o carro brasileiro e o indiano está no painel, que segue o mesmo estilo. Tem multimídia com tela flutuante e quadro de instrumentos de oito polegadas, além da iluminação decorativa em LED.

    Mas o Tera tem linhas mais limpas e aparenta ter plásticos e revestimentos com um aspecto mais refinado que os do Kylaq. Além da opção do quadro de instrumentos de 10,25 polegadas, inexistente no Skoda.

    O Kylaq também está equipado com um motor 1.0 turbo de três cilindros e 116 cv de potência, que pode ser combinado a um câmbio manual de seis marchas, ou uma transmissão automática também de seis velocidades.

      O Tera é maior e tem uma carroceria de perfil mais esportivo
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      Equipamentos de carro de luxo

      A lista de equipamentos do Kylaq tem itens que não são normalmente oferecidos em um SUV de entrada no mercado brasileiro.

      Na versão topo de linha Prestige, estão presentes banco do motorista com ajustes elétricos e ventilação, teto solar, faróis de LED com projetor e apoio de braço central no banco traseiro. Todos itens, aliás, que estão indisponíveis no Tera.

      Por outro lado, o Kylaq fica devendo um pacote ADAS. Desde a versão MPI, o Tera tem frenagem autônoma e, nas versões mais caras, tem também itens como controlador adaptativo de velocidade, assistente de faixa e monitor de pontos cegos.

      E aí? A Volkswagen acertou com o Tera? Ou deveria ter trazido esse Kylaq com o logo da marca alemã?

      Vídeo relacionado

      Veja também

        Tags:SUV
        Comentários
        Wid badge