Depois de 11 anos e 11.465 unidades produzidas, a Lamborghini encerrou a produção do Aventador. A última unidade do supercarro foi um exemplar da versão LP 780-4 Ultimae Roadster, com carroceria pintada na cor Azul Ad Personam.
Com produção de 600 unidades, a série especial Ultimae foi revelada em julho de 2021 para marcar o encerramento da produção do Aventador. Nas variações de carroceria Coupé e Roadster, agrega elementos das versões S e SVJ.

Mas o motor é o 6.5 V12 numa variação de 780 cv. Esse conjunto permite ao conversível acelerar de zero a 100 km/h em 2,9 segundos e atingir 355 km/h de velocidade máxima.
O curioso é que a Lamborghini já havia encerrado a produção do Aventador, mas teve que reabrir a linha para atender aos clientes prejudicados pelo incêndio e afundamento do navio cargueiro Felicity Ace, em março. Dos cerca de 4 mil carros perdidos, 15 unidades eram da série final Ultimae.
Substituto do Murciélago, o Aventador foi revelado ao público no Salão de Genebra (Suíça) como o Aventador LP-700-4, um esportivo equipado com um novo motor V12 traseiro de 700 cv, desenvolvido "em casa" pela Lamborghini, e um sistema de tração integral.
Em 11 anos, o carro original foi seguido por oito variações e mais de 10 projetos únicos e séries especiais. Como o Sián FKP 37, uma máquina de produção limitadíssima (82 unidades) criada em 2019 sobre a base da versão SVJ, e que se tornou o primeiro supercarro híbrido da Lamborghini.
É que, além da carroceria exclusiva, o FKP 37 combinava o motor 6.5 V12 de 780 cv com um propulsor elétrico, para desenvolver 808 cv.
A Lamborghini já trabalha em um substituto para o Aventador, que deve chegar ao mercado em 2024. Terá um motor V12 combinado a um propulsor elétrico.
O modelo já foi flagrado em testes ostentando uma camuflagem que, embora pesada, não conseguiu esconder muito das agressivas linhas que historicamente marcam os modelos de doze cilindros da marca italiana.



Email enviado com sucesso!