Lamborghini lança versão derradeira do Huracán

Chamada de Super Trofeo Jota, ou STJ, a nova variante tem pintura exclusiva e é equipada com motor V10 de 640 cv

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Lamborghini lança versão derradeira do Huracán
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O fim do Lamborghini Huracán parece estar próximo e um dos indícios disso é a chegada de uma nova edição especial do supercarro. Chamada de Super Trofeo Jota (STJ), a configuração tem pintura exclusiva em azul e preto, com detalhes em vermelho e branco, e será limitada a dez unidades.

A motorização é a mesma usada na versão STO. Estamos falando do V10 5.2 naturalmente aspirado, que entrega 640 cv de potência e 57,6 kgf.m de torque, com tração traseira. A transmissão é a automatizada de dupla embreagem e sete velocidades.

Lamborghini Huracán Stj (2)
O último Lamborghini Huracán STJ tem motor V10 5.2 de 640 cv - e nem precisa de turbocompressor!
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Amortecedores ajustáveis nas quatro rodas

Diferentemente do STO, esse último Huracán tem amortecedores ajustáveis nas quatro rodas. A tecnologia é importada dos modelos dedicados às pistas e tem hastes de quatro vias. O sistema vai conectado às rodas de 20 polegadas e aos novos pneus Bridgestone Potenza.

Além da mudança na suspensão, o modelo ganha melhorias em seu pacote aerodinâmico. Foram instalados dois novos spoilers de fibra de carbono no para-choque dianteiro e alterada a inclinação do aerofólio traseiro. Com os ajustes, a fabricante promete um aumento de 10% de downforce (a força física que empurra o carro contra o solo em altas velocidades), o que deve garantir mais equilíbrio ao supercarro.

A traseira agressiva exibe um enorme aerofólio e duas ponteiras de escape
Crédito: Divulgação
toggle button

O Huracan STJ é mais rápido que o antecessor?

Além da aerodinâmica, as mudanças também deixaram o STJ mais rápido em relação ao Super Trofeo anterior. Em testes feitos pela Lamborghini, o modelo teria feito o zero a 100 km/h um segundo mais rápido.

Os números finais não foram confirmados pela marca do touro, mas considerando essa melhora anunciada, é esperado algo na casa dos 2 segundos - o Huracán STO levava 3 segundos.

Depois das novas regulamentações ambientais na Europa, ficou definido o fim da produção do motor V10 e a chegada da nova versão do Huracán é mais uma despedida. A linha deve ser substituída pelo híbrido Temerario.

Quanto custa o novo Huracán?

O preço de cada uma das 10 unidades do Huracán STJ não foi divulgado pela Lamborghini. Mas, dada a exclusividade, certamente será algo bem salgado. Além da versão pintada em azul e preto, e com detalhes brancos e vermelho, haverá outra opção de pintura, com as cores cinza e preto como principais.