O coração do Lamborghini Temerario é um conjunto motriz que une a tradição de um motor a combustão de altíssima performance a motores elétricos. O 4.0 V8 biturbo totalmente novo entrega 800 cv, mas quando combinado aos três motores elétricos - dois posicionados no eixo dianteiro e um próximo ao de combustão, na traseira, a potência total salta para impressionantes 920 cv. Essa configuração projeto um Temerário com aceleração brutal e respostas imediatas.
O sistema híbrido foi projetado para atuar de forma integrada ao motor a combustão. No entanto, o objetivo não é aumentar a autonomia do carro, mas incrementar a performance do "petardo". Um dos motores elétricos está posicionado entre o V8 e a transmissão, garantindo torque imediato e suavidade nas trocas de marcha. Já os dois motores dianteiros, independentes, proporcionam tração integral sob demanda e permitem que o Temerario rode em modo totalmente elétrico, com até 190 cv disponíveis - porém por apenas 11 km.
Essa solução elimina o tradicional “turbo lag”, entregando força desde as menores rotações e garantindo progressão linear até os 10.000 rpm dos oito canecos a combustão. É um comportamento que remete aos motores aspirados clássicos, mas com a eficiência e o torque abundante de um conjunto híbrido moderno.
O V8 do Lamborghini Temerario tem virabrequim flat-plane, bielas de titânio e componentes derivados do automobilismo, ele foi desenvolvido para suportar rotações elevadas e oferecer uma experiência sonora mais viva. A pressão máxima dos turbos chega a 2,5 bar, e o sistema de arrefecimento utiliza cabeçotes otimizados por impressão 3D para garantir temperatura uniforme mesmo sob carga máxima.
Outro destaque é a lubrificação por cárter seco com cinco bombas, solução que permite reduzir o centro de gravidade e melhorar a dinâmica do carro. A injeção direta a 350 bar assegura combustão rápida e limpa, enquanto os periféricos foram posicionados para otimizar espaço e eficiência térmica.
O resultado, de acordo com a Lamborghini, é um motor que combina a linearidade de um V10 aspirado com a força de um turbo moderno, entregando 74,4 kgfm de torque entre 4.000 e 7.000 rpm.
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Para orquestrar todo esse vigor e nada sair do ritmo acelerado, o Lamborghini Temerario estreia uma transmissão de dupla embreagem com oito marchas. De acordo com a marca, a caixa foi projetada absolutamente do zero. Compacta e leve, ela fica atrás do motor, liberando espaço para a bateria no túnel central e otimizando a distribuição de peso.
A suspensão e a aerodinâmica trabalham em conjunto com o sistema híbrido para oferecer estabilidade em alta velocidade e agilidade em curvas. A vetorização de torque atua de forma precisa, distribuindo força para cada roda conforme a necessidade, garantindo comportamento neutro e máxima tração.
O Lamborghini Temerario utiliza uma bateria de íons de lítio de alta densidade instalada no túnel central, posição estratégica para manter o centro de gravidade baixo. Essa solução contribui para a dinâmica e para a segurança, além de permitir recarga rápida durante a condução, graças à regeneração nas frenagens.
O modelo oferece 13 modos de condução, incluindo opções dedicadas ao sistema híbrido: Recharge, Hybrid e Performance. No modo totalmente elétrico, é possível rodar com zero emissões, enquanto no modo Performance o conjunto entrega toda a força dos 920 cv, explorando ao máximo a tração integral e a aerodinâmica ativa.
Com essa combinação de tecnologias, o Lamborghini Temerario atinge 343 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos. A frenagem também é referência: graças aos freios de carbono cerâmico e ao auxílio elétrico, o carro desacelera de 100 km/h a zero em apenas 32 metros.
Esses números não são apenas fruto da potência, mas de um projeto que integra aerodinâmica avançada, chassi em alumínio ultraleve e soluções inteligentes para reduzir peso e aumentar rigidez. O resultado é uma relação peso/potência de apenas 1,84 kg/cv, colocando o Temerario entre os superesportivos mais extremos do planeta.
Mais do que um carro, o Lamborghini Temerario é uma declaração de futuro. Ele mostra que é possível unir desempenho visceral e compromisso ambiental, sem comprometer a experiência que define um superesportivo. Seu sistema híbrido não é um artifício para reduzir emissões, mas uma ferramenta para ampliar a performance e oferecer novas possibilidades ao motorista.
Com design ousado, soluções aerodinâmicas inspiradas na aviação e um interior que coloca o condutor no centro da experiência, o Temerario é um verdadeiro “fuoriclasse”: um superesportivo que joga em sua própria liga.
O Temerario mantém o DNA Lamborghini, mas com uma linguagem visual renovada. As linhas são puristas e musculosas, com proporções compactas que reforçam a agilidade do modelo. A dianteira exibe o icônico “nariz de tubarão”, enquanto as entradas de ar laterais e o difusor traseiro têm funções aerodinâmicas.
Presente nos faróis diurnos, lanternas e até no escapamento, a assinatura hexagonal cria uma identidade visual única e imediatamente reconhecível. Além da estética, cada componente tem função técnica: os faróis incorporam túneis de ar para melhorar o resfriamento dos freios, e o teto direciona o fluxo para a asa traseira, aumentando a downforce.
Para clientes que buscam ainda mais exclusividade, o programa Ad Personam oferece mais de 400 opções de cores, incluindo as estreantes Blu Marinus e Verde Mercurius. Há também rodas de 20” e 21” em três estilos — fundidas, forjadas ou em fibra de carbono — e pacotes aerodinâmicos que ampliam a carga e reduzem peso.
Por dentro, o Lamborghini Temerario entrega uma posição de condução baixa, o volante inspirado em carros de corrida e o painel inclinado criam uma sensação de cockpit, reforçada pelo botão de partida protegido por tampa vermelha — sim, estamos falando de um Lamborghini.
O acabamento utiliza materiais como fibra de carbono, couro e suede Corsatex by Dinamica, combinados para oferecer leveza e sofisticação. Elementos como console central, saídas de ar e volante podem ser configurados em carbono, enquanto os bancos esportivos, elétricos e ventilados garantem conforto sem perder a pegada esportiva. Para quem busca máxima performance, há a opção de assentos em casca dupla de fibra de carbono, que envolvem o corpo como uma luva.
A ergonomia foi aprimorada: há mais espaço para cabeça e pernas, além de um porta-malas dianteiro com 112 litros, suficiente para duas malas de mão. É um superesportivo que não sacrifica praticidade.
O Temerario estreia um sistema multimídia com três telas: painel digital de 12,3 polegadas, display central de 8,4 polegadas e tela de 9,1 polegadas para o passageiro. A interface é personalizável, com gráficos em 3D e animações que mudam conforme o modo de condução. Funções como navegação, climatização e entretenimento podem ser acessadas por gestos, e conteúdos podem ser arrastados entre as telas, como em um smartphone.
Entre os recursos exclusivos estão o Lamborghini Vision Unit, que integra câmeras para telemetria, gravação de memórias e dashcam, e o sistema de som premium Sonus faber, que transforma o habitáculo em uma sala acústica refinada.
Para quem busca desempenho extremo, o pacote Alleggerita reduz até 25 kg com componentes em fibra de carbono e titânio, além de aumentar a carga aerodinâmica em 67%.
Com informações do editor Marcelo Monegato
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