Lançamentos curiosos de carros de Fórmula 1

A apresentação dos veículos de 2021 das equipes já começou; separamos algumas revelações inusitadas dos últimos anos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Lançamentos curiosos de carros de Fórmula 1
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A tradicional apresentação dos carros da nova temporada da Fórmula 1 já começou. Isso já serve para aquecer os coraçõezinhos daqueles que, como eu, já estão com saudades da categoria mais importante do automobilismo.

Até o momento, McLaren, AlphaTauri, Alfa Romeo e Red Bull já apresentaram os carros com os quais competirão em 2021. As demais equipes revelarão seus modelos em breve.

Estes eventos, mesmo numa temporada sem muitas distinções em termos de regras, sempre traz novidades. Por isso, às vezes, empolgadas, as equipes cometem certas excentricidades na hora de revelar seus postulantes ao pódio.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Inspirada por esses momentos, a coluna traz cinco lançamentos de carros inusitados. Apresentações que, até mesmo para os padrões da Fórmula 1, foram extravagantes.

Apresentações inusitadas da Fórmula 1

AlphaTauri AT01 - 2020/ AlphaTauri AT02 - 2021

A AlphaTauri usou o suntuoso Hangar-7, complexo dentro do Aeroporto de Salzburgo, na Áustria, para revelar o AT01. O edifício multifuncional, bom destacar, é de Dietrich Mateschitz, dono da equipe e também da Red Bull.

Além da apresentação do carro, também rolou um desfile de moda cheio de pompa e circunstância. Explico: a equipe AlphaTauri tem o mesmo nome da marca de moda que pertence à Red Bull.

Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, os caras da empresa austríaca improvisaram um vídeo-apresentação todo glamuroso. Assim, o evento que revelou o AT02 foi tão excêntrico quanto o que mostrou ao mundo seu predecessor. Você confere o “desfile” estrelado por Pierre Gasly e Yuki Tsunoda abaixo.

McLaren MP4/12 - 1997

A apresentação do McLaren MP4/12 foi tão bizarra que até o chefe da equipe à época, Ron Dennis, teve de admitir. Por quê?

O time inglês contratou ninguém menos que as Spice Girls para o evento. O grupo, em 1997, já era um dos maiores fenômenos da música pop mundial. No entanto, a combinação não deu muito certo.

Tanto as Spice quanto os pilotos da McLaren, Mika Häkkinen e David Coulthard, ficaram super desconfortáveis com toda aquela pompa — o evento chegou a ser transmitido ao vivo pela MTV. “Jamais vi isso em um lançamento de um carro”, disse Coulthard na noite de debutante do MP4/12.

Ah! Outro fato curioso: anos depois, Geri Halliwell, a “Spice Ruiva”, se casou com Christian Horner. Horner nada mais é que um dos chefões da Red Bull.

Honda RA107 - 2007

Este talvez tenha sido o lançamento de carro mais “fora da caixinha” dos últimos anos na Fórmula 1. A apresentação do RA107, com a polêmica pintura que representa o mundo, aconteceu em Londres. Até aí tudo bem, certo?

Cara, o inusitado é que isso rolou no Museu de História Natural. O objetivo era mostrar que a Honda, embora construtora da Fórmula 1, estava atenta ao meio ambiente e às mudanças climáticas.

Thumbnail Image1
Honda tentou mostrar que estava atenta ao meio ambiente no lançamento do RA107
Crédito: Divulgação
toggle button

Sauber C32 - 2004

Assim como a McLaren, a Sauber usou um grupo de música pop composto só por mulheres para apresentar seu carro. No caso da modesta equipe suíça, contudo, temos um pequeno plot twist.

O carro foi mostrado num primeiro momento sem as rodas. Por isso, um grupo de “mecânicos” invadiu o palco e resolveu o problema. Só que, ao revelarem seus rostos, descobrimos que a equipe de pit era na verdade formada pelas Sugarbabes.

Depois do “trabalho” no carro, as cantoras partiram para uma performance. Todavia, esta coluna ficou mais impressionada com o serviço das artistas como mecânicas. Elas teriam até mesmo uma vaguinha no pit crew da Red Bull.

---

Toda a última quarta-feira do mês a coluna Chicane traz reflexões e histórias do mundo do automobilismo, em especial a Fórmula 1, com Marcus Celestino.

Instagram: @mvcelestino

Twitter: @mvcelestino

Comentários