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Latin NCAP: Peugeot 208 recebe duas estrelas

Hatch compacto da marca francesa feito na Argentina teve desempenho médio nos novos testes de segurança do órgão

por Fernando Miragaya

Com pouco mais de um ano de mercado, o novo Peugeot 208 teve desempenho apenas na média dentro do novo protocolo do Latin NCAP. O hatch compacto produzido na Argentina obteve duas estrelas, em um máximo de cinco na avaliação de segurança dos carros vendidos no continente.
O Peugeot 208 avaliado pelo Latin NCAP tem quatro airbags e é equipado com controles eletrônicos de estabilidade e de tração. Pelo resultado, o compacto atingiu 51,53% de eficácia no nível de Proteção de Ocupantes Adultos, 54,92% na Proteção de Ocupantes Infantis, 54,13% na Proteção de Pedestres e 55,81% nos Sistemas de Assistência à Segurança.
Esta segunda geração do 208 foi submetida a impactos frontal e lateral, além do "Teste do Alce". Nos exercícios, o órgão avaliou aspectos como o "efeito chicote" cervical (whiplash), proteção de pedestres, controle de estabilidade e o sistema de assistência à velocidade (SAS).

Desempenho aceitável para impacto frontal e lateral

Segundo o parecer do Latin NCAP, "o modelo mostrou um desempenho aceitável no impacto frontal e bom no impacto lateral para a proteção de ocupantes adultos, devido aos seus sistemas de retenção. A proteção contra o efeito chicote cervical foi boa e o veículo está em conformidade com o regulamento de impacto traseiro".
Ainda pelo relatório da entidade, "a estrutura do habitáculo e a área dos pés foram consideradas instáveis. A falta de airbags para a cabeça limitou a pontuação do veículo. Para ganhar pontos, os modelos necessitam de proteção passiva total. Sem os airbags de cortina, o 208 não pode somar pontos". O Latin NCAP diz que ofereceu à Peugeot a possibilidade de testar versões mais bem equipadas do 208, mas alega que o fabricante rejeitou a oferta.
Já a eficácia na proteção a crianças ficou abaixo das expectativas, de acordo com o Latin NCAP. Para o órgão, o 208 teve pontuação baixa neste quesito devido à falta do botão de desativação do airbag do passageiro e a problemas com a geometria do cinto de segurança e do assento.

Procurada pelo WM1 para se posicionar sobre os resultados do teste, a Stellantis, grupo automotivo do qual a Peugeot faz parte, emitiu a seguinte nota: "A Stellantis informa que todos os seus veículos cumprem as recomendações e normas homologatórias vigentes ligadas à segurança"

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