Como funciona o sistema Ultra-Híbrido do C10?
Antes de falar como é o comportamento dinâmico do C10, vou explicar de forma simples como é o sistema híbrido de propulsão do SUV da Leap (forma "carinhosa" que todos chamam a marca). Aliás, a marca chama esse sistema de ultra-híbrido.O C10 é um híbrido REEV, que significa Range-Extended Electric Vehicle (Veículo Elétrico com Autonomia Estendida). Trocando em miúdos, o SUV é equipado com um motor a combustão sob o capô, cuja única função é recarregar a bateria - que, por sua vez, alimenta o motor elétrico posicionado no eixo traseiro. Neste sistema, apenas o propulsor elétrico traciona as rodas — o Leap é um SUV de tração traseira.
A grande sacada desse sistema é que a performance do motor elétrico sempre estará presente. E aqui estamos falando de 215 cv de potência máxima e torque de 32,6 kgfm. Quando a bateria estiver full, somente o motor elétrico estará trabalhando, enquanto os quatro cilindros do bloco a combustão "dormem" para economizar combustível. Quando a bateria está em um nível baixo, o motor a gasolina entra em ação para recarregá-la, para que possa continuar alimentando o motor elétrico.
Importante destacar: o C10 tem um tanque de combustível de 50 litros e a bateria é de 28,4 kWh, com tempo de recarga AC (6,6 kW) de 3 horas para ir de 30% a 80%, e de apenas 18 minutos em recarga DC.
Isso explicado, bora acelerar...
Como anda o Leapmotor C10?
A sensação é de estar sempre dirigindo um carro 100% elétrico. Ao sair de Campinas rumo a Limeira, ambas localizadas no interior de São Paulo, a bateria estava cheia e assumimos o modo de energia EV+, que privilegia totalmente o motor elétrico e ignora completamente o a combustão.Nesta configuração, mesmo em velocidades mais altas, o elétrico assume o trabalho sozinho, entregando performance satisfatória. A autonomia WLTP fala em 950 quilômetros, enquanto a velocidade máxima é 170 km/h e a aceleração de zero a 100 km/h e feita em 8,2 segundos (nada impressionante, mas que atende ao shape de 1.976 quilos).
Outros três modos de energia (não de condução) estão à disposição e podem ser selecionados pela enorme tela de 14,6 polegadas. São eles:
- EV – Prioriza o uso da bateria, com acionamento eventual do motor a combustão, se necessário;
- Combustível – Faz a otimização da energia da bateria e do motor a combustão para entregar a melhor autonomia possível;
- Power+ – Aciona instantaneamente o motor gerador nos momentos em que é necessário garantir energia para a bateria.
Pela Rodovia Anhanguera, o sistema de suspensão independente nas quatro rodas teve pouco trabalho. Este é outro ponto que faz querer demais acelerar o C10 no ambiente urbano e no asfalto de pouca qualidade das ruas e avenidas paulistanas.
Quem trabalhou mais que as molas e os amortecedores do Leapmotor foram os sistemas de assistência ao condutor (ADAS) de nível dois. São vários recursos, como piloto automático adaptativo, alerta de colisão traseira, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e alerta de tráfego traseiro cruzado.
Mas os alertas de veículo no ponto cego, saída de faixa e centralização na faixa de rodagem apareciam com frequência em formato de luzes ou sons. Nada, no entanto, agressivo.
A direção é muito bem calibrada. Uma mescla na medida de ser leve e direta, ao mesmo tempo. Ideal para um SUV grande com generosos 4,73 metros de comprimento, 2,82 metros de distância entre os eixos, 1,68 metro de altura e 1,90 metro de largura. O porta-malas tem a boa capacidade de 435 litros — não chega a ser imenso, mas atende tranquilamente às necessidades de uma família de quatro pessoas.
O motor a combustão está lá. Mas precisa provocar...
Para explorar mais o carro, mudamos o modo de energia para acordar os "canecos" do motor a gasolina. Pulamos diretamente para o Power+. O funcionamento do motor, sim, é notado. Entretanto, o isolamento acústico do carro impede que o ronco invada a cabine.É um comportamento positivo, pois o ruído invade de maneira mais nítida nos carros híbridos em que o propulsor a gasolina assume a responsabilidade de tracionar as rodas, pelo fato de a bateria estar com carga próxima a zero.
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O Leap C10 tem interior sem botões (bem que poderia ter alguns)
Ao chegar a Limeira, voltei como passageiro. Excelente oportunidade para fuçar nas funções do carro. O ponto positivo é que tudo está dentro da central multimídia. E quando a gente fala "tudo", é tudo mesmo.Para ajustar os espelhos retrovisores externos, por exemplo, é preciso encontrar a função dentro da multimídia. E então fazer a regulagem pelos botões do volante multifuncional (de excelente empunhadura, diga-se de passagem).
Dentre as mais legais para uso diário está a possibilidade de se criar regulagens específicas para cada situação do seu dia. Exemplo: às 7h da manhã você sai para levar seus filhos para a escola. Neste momento, os bancos devem estar com a ventilação ligada, o ar-condicionado na temperatura de 19 ºC e o modo de energia deve ser o EV+. Para outros momentos do dia, é possível criar outros ambientes dentro do carro. Um excelente recurso de personalização.
O app da Leapmotor também permite que uma série de ações sejam executadas à distância.
Benefícios para quem comprar o carro
Comprar um carro elétrico ou híbrido plug-in pode ser bastante desafiador dependendo da infraestrutura da casa e da cidade onde o proprietário mora. Por isso, benefícios no momento de escolher esse ou aquele modelo podem ser um diferencial importante. Destaque para as empresas que fecharam parceria com a Stellantis para a instalação de carregadores nas residências dos compradores de um C10.O Leapmotor C10 é uma boa compra?
O C10 é uma boa compra, sim. Especialmente para quem gosta do comportamento silencioso de um carro elétrico, mas precisa de uma autonomia maior para encarar com frequência algumas viagens mais longas.O sistema adotado pela Leap no modelo é muito interessante e diferente dos sistemas de seus principais concorrentes. Isso sem falar do bom espaço interno e das tecnologias relevantes de comodidade e segurança, que elevam o bom custo-benefício de um preço que, pelo menos agora no lançamento, é matador!
Vídeo
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