Você já deve ter ouvido falar da Lecar — ou como ela mesma se apresenta de vez em quando, a "Tesla brasileira". Trata-se de uma montadora nacional com uma proposta ousada: oferecer carros com tração 100% elétrica, mas sem depender de tomada para recarregar. E no enxuto portfólio da marca está a Lecar Campo, a primeira picape híbrida flex do Brasil.
O modelo já pode ser reservado, com preço promocional de R$ 159.300, válido até dezembro de 2025, para quem entrar na lista de espera.
E sim, a Campo vem para disputar mercado com nomes de peso como Fiat Strada, Chevrolet Montana e Volkswagen Saveiro, mas com um diferencial de respeito: motorização híbrida que roda com etanol e tração totalmente elétrica.
No entanto, os interessados deverão ter bastante paciência, já que a produção está prevista para começar em agosto de 2026. Ou seja, exatamente daqui a um ano.

Diferentemente dos híbridos tradicionais, a tecnologia usada pela Lecar tem um funcionamento bem particular. A picape combina um motor a combustão flex — fornecido pela Horse — com um gerador elétrico desenvolvido pela WEG.
Esse conjunto não move diretamente as rodas. Em vez disso, gera energia para recarregar um pequeno banco de baterias, que alimentam o motor elétrico responsável por toda a tração. Ou seja: você dirige um carro com tração elétrica, mas abastece no posto.
Segundo a marca, essa solução oferece 165 cv de potência e uma autonomia de até mil quilômetros, o que coloca a Campo como uma opção interessante para quem busca economia de combustível com bom desempenho.
Veja também: Fiat Toro 2026 surge com novo visual em teaser

Mesmo com pegada urbana, a Lecar Campo não deixará a robustez de lado. Segundo a marca, ela será equipada com pneus Pirelli Scorpion All-Terrain Plus, prontos para enfrentar trilhas leves e terrenos irregulares. E terá entre-eixos de 2,70 m, que ajuda na estabilidade.
Seu porte é compacto, mas funcional: são 4,50 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,60 m de altura. Já a caçamba terá 1,30 m de comprimento e capacidade para 900 litros. As dimensões a posicionam como rival direta da Fiat Strada, mesmo sendo levemente maior.
Para comparação, a Fiat Strada, nada menos que o comercial leve mais vendido do Brasil, mede 4,47 metros de comprimento (3 cm a menos que a Lecar Campo), 1,73 m de largura (9 cm a menos) e 1,59 m de altura (1 cm a menos).
E na configuração cabine dupla, a mesma da Lecar Campo, tem capacidade para 844 litros de carga da caçamba (56 litros a menos).
No entanto, a Lecar Campo terá que se provar ser muito eficiente e vantajosa para competir com a picape compacta da Fiat, já que a Strada é nada menos que o automóvel mais vendido do País há anos seguidos. O modelo já tem 62.697 vendas registradas em 2025, conforme os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
A Lecar aposta em um visual marcante e no espaço interno digno de uma cabine dupla. A proposta é ser uma picape versátil, que combine personalidade no design com conforto e conectividade.
Para isso, o modelo terá recursos de segurança ativa, como pacote ADAS (Assistência Avançada ao Condutor) — um sistema que monitora o ambiente ao redor e auxilia o motorista em situações críticas.
Entre os diferenciais tecnológicos prometidos, estão alertas inteligentes, condução assistida e mais comodidade para o dia a dia no trânsito urbano e na estrada.