O canal de notícias da Webmotors

Lei quer fim do carro a gasolina no Brasil em 2030

Apenas veículos movidos a biocombustíveis - caso do etanol -, híbridos, híbridos plug-in ou elétricos seriam permitidos

por Fabio Perrotta Junior

Um projeto de lei polêmico passou pela sua primeira aprovação. A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, na última quarta-feira (12), o PLS 304/2017, um projeto que prevê a proibição de circulação de carros movidos a gasolina e diesel no Brasil a partir de 2030.
O polêmico projeto agora segue para votação na Comissão de Meio Ambiente (CMA). Além de proibir os carros a gasolina e a diesel, o projeto também proíbe, a partir de 2040, a circulação de qualquer automóvel de tração automotora por motor a combustão, como também faz o etanol.
De acordo com o autor do projeto, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), o desígnio tem embasamento nas decisões tomadas em outros países. Reino Unido e França, por exemplo, tentam proibir a venda de carros movidos a gasolina ou diesel até 2040.

Na Índia, o prazo é igual ao do Brasil, já datado para 2030. O primeiro país a implantar as proibições pretende ser a Noruega, em 2025.
O relator aposta em fontes menos agressivas ao ambiente como opções, como por exemplo carros movidos a biocombustíveis, caso do etanol, ou de veículos híbridos e 100% elétricos.


Comentários

Carregar mais