O Niva continua mais vivo do que nunca. O utilitário russo tem uma configuração, em seu país de origem, bem diferente do jipão robusto que conhecemos. Trata-se de uma geração "atualizada" do Lada, mas de origem General Motors, que acaba de ser reestilizada e ganhar o sobrenome Travel. Aí você vai perguntar: o Niva não é produzido pela Renault? Calma que a gente explica...

A Lada nasceu em 1966 pela AvtoVAZ em parceria com a Fiat. Em 2007, a Renault comprou 25% das ações da montadora e iniciou um processo de restruturação da empresa - hoje, o grupo controla 67% do capital do fabricante russo.
Bem antes disso surgiu o Niva mais "famoso". Lançado em 1977, foi um dos primeiros carros fabricados fora do Brasil a desembarcar por aqui no início dos anos 1990, logo após a liberação das importações de veículos. Detalhe: esse jipão robusto continua em produção na Rússia até hoje e jamais deixou de ser fabricado.
O primeiro Niva "Nutella" que vai dar origem a este aí das fotos apareceu em 1998, como VAZ-2123. Em 2003, uma joint-venture entre GM e AvtoVAZ criou o então sucessor desse SUV, chamado de Chevrolet... Niva.
Só que em 2019, a AvtoVAZ finalmente comprou a parte da GM no acordo e tratou de remodelar o Chevrolet Niva ao seu jeito e colocar o símbolo da Lada. E então chegamos ao carro sobre o qual esta nota trata.
Para esta transição, o novo Lada Niva 2021 passou por uma profunda remodelação e agora recebe o sobrenome Travel. O capô ficou maior e mais volumoso, o SUV recebeu faróis mais horizontalizados e a grade cresceu. Para-lamas e rodas também são novos. Na traseira, lanternas verticais com LEDs (que lembram as do antigo Duster!) e para-choque redesenhado.
Na versão Off-road, o Lada Niva Travel recebe snorkel, pneus todo terreno e um kit com molduras e apliques para a carroceria feitos de plástico e sem pintura. Todos os SUVs são dotados de tração integral permanente e bloqueio do diferencial central.



Email enviado com sucesso!