Lembra do Nissan March? Virou um hatch elétrico

Agora em sua sexta geração, o modelo dá as caras na Europa com linhas quadradonas e parentesco com um hatch da Renault

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Lembra do Nissan March? Virou um hatch elétrico
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Certamente você se lembra do Nissan March, aquele hatch compacto dos anos 2010 que, inclusive, chegou a ser produzido na fábrica de Resende (RJ). Pois o modelo acaba de ser revelado na Europa, em sua sexta geração.

E daquele March de quarta geração, com linhas arredondadas e aparência "fofinha", não sobrou nada. O hatch da Nissan - que sempre foi chamado de Micra na Europa - mudou completamente para se adequar às novas tendências.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Nissan Micra High 011
Conhecido como Micra da Europa, o March chega à sexta geração e passa a ter base Renault
toggle button

Mesmo com o relacionamento estremecido entre a Renault e a Nissan, o March - ou melhor, Micra - agora é, praticamente, um Renault 5 E-Tech modificado para se adequar ao design da marca japonesa.

Tanto que os dois modelos compartilham plataforma e conjunto mecânico, além de diversos elementos da carroceria. E serão produzidos na mesma fábrica, em Douai (França).

Das dimensões aos elementos da carroceria, o hatch da Nissan é quase um Renault 5 E-Tech
toggle button

Quais as medidas do novo Nissan March?

Com tanto em comum com o Renault 5 E-Tech, o March de sexta geração tem praticamente as mesmas medidas externas do carro da marca francesa: 2,54 m de entre-eixos, menos de 4 metros de comprimento e menos de 1,80 m de largura.

Mesmo assim, o porta-malas tem boa capacidade: são 326 litros. Um belo número para um hatch compacto.

E, diferentemente do "5", que tem uma pegada mais urbana, o modelo da Nissan tem um estilo assumidamente inspirado nos SUVs. O que explica os vários apliques em preto na carroceria, o largo friso lateral e as molduras no arco das rodas.

Compreensível. Afinal, todo mundo só quer saber dos utilitários esportivos.

Motores e baterias do novo March

Esta será a primeira geração 100% elétrica do Micra/March. A Nissan revelou duas configurações diferentes de bateria, com 40 kWh e 52 kWh.

A bateria de menor capacidade é combinada com um motor de 122 cv de potência e pode rodar até 310 quilômetros sem parar para recarregar.

O interior deixa bem clara a origem do modelo da Nissan
toggle button

Já a bateria maior é combinada com um motor de 150 cv de potência, e tem autonomia de até 408 quilômetros.

Compatível com carregadores rápidos, é possível elevar a carga da bateria de 15% para 80% com cerca de meia hora de tomada.

E como boa parte dos elétricos - e até mesmo alguns híbridos - atuais, o hatch da Nissan também é equipado com a tecnologia V2L, que permite ao carro fornecer energia para eletrodomésticos como uma cafeteira ou um aspirador de pó.

O novo March virá ao Brasil?

O Micra/March de sexta geração estreia até o fim do ano. Mas a má notícia para os fãs é que esse carro deixou de ser global e agora é um produto exclusivo para os europeus.

Será que o novo hatch seria uma boa alternativa aos elétricos chineses também aqui no Brasil?

O Nissan March é uma boa alternativa de primeiro carro
Crédito: Reprodução/Webmotors
toggle button

Nissan March no Brasil

O Nissan March teve uma trajetória relativamente curta no mercado brasileiro. Foi vendido por aqui apenas em sua quarta geração, que estreou em 2011. Inicialmente importado do México, o hatch foi nacionalizado em 2014, quando passou por um facelift.

Enquanto nos mercados internacionais esse March seguiu vivo até 2022 - tendo inclusive passado por uma segunda reestilização -, no Brasil o hatch saiu de cena em setembro de 2020.

Apesar de não ter sido exatamente um sucesso por aqui, o March é uma bela opção de primeiro carro. Tem baixo consumo de combustível nas versões 1.0 e um comportamento bem ágil com o motor 1.6.

Esses March ano/modelo 2020 podem ser encontrados na Webmotors por preços que variam entre R$ 50 mil e R$ 75 mil.

Veja também

Tags:Nissan
Comentários