Um carro que certamente deveria estar em qualquer lista de automóveis exóticos é o curioso Lightyear 0. Com início de vendas previsto para ainda este ano, o elétrico foi projetado por uma empresa dos Países Baixos e agora é oficialmente o mais aerodinâmico veículo de produção do mundo, com um coeficiente de 0,175.
O resultado foi obtido em túnel de vento, numa avaliação realizada em Stuttgart (Alemanha) no padrão Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure (WLTP). O aerodinâmico Lightyear 0 bateu os resultados do luxuoso Mercedes-Benz EQS (0,200) e também do elétrico de produção limitada Volkswagen XL1 (0,186).
Segundo o fabricante, a opção por uma carroceria aerodinâmica foi fundamental para otimizar o alcance sem precisar recorrer a baterias de grande capacidade. Com um acumulador de energia de capacidade relativamente pequena (60 kWh), o Lightyear 0 é capaz de rodar até 625 quilômetros.
Para comparar, um Chevrolet Bolt EV, com o componente de 66 kWh, tem autonomia de 416 quilômetros. O "0" tem ainda placas solares no teto e no capô, que podem garantir até 70 quilômetros de autonomia quando expostas um dia inteiro sob sol forte.
Com 5,08 m de comprimento, o Lightyear 0 é 14 cm mais comprido que um BMW Série 5. A carroceria em fibra de carbono permite que o carro seja bastante leve, apesar do tamanho: são 1.575 quilos. Ou seja, 240 quilos a menos do que um híbrido BMW 330e - que tem quase 40 cm a menos.
Com foco mais na eficiência do que no desempenho, o aerodinâmico Lightyear 0 tem quatro motores elétricos (um em cada roda), com potência combinada de 177 cv. Acelera de zero a 100 km/h em 10 segundos e chega à velocidade máxima de 160 km/h.
O teste no túnel de vento fez parte do processo de homologação do Lightyear 0, que começa a ser produzido ainda este ano pela finlandesa Valmet Automotive. O lote inicial terá 946 unidades, com custo individual de 250 mil euros (cerca de R$ 1,3 milhão).



Email enviado com sucesso!