Limitador de velocidade será obrigatório na Europa

Regras aprovadas, que inclui caixa preta nos carros, visam diminuir as mortes no continente a partir de 2022

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Redação WM1
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A Comissão Europeia aprovou novas regras com o objetivo de aumentar a segurança do trânsito. Limitador de velocidade e caixa preta para gravar os dados do automóvel são alguns do itens que serão obrigatórios em todos os carros vendidos na por lá a partir de 2022. As novas ordens ainda precisam de ser formalmente aprovadas pelo Parlamento Europeu e pelos seus 27 estados membros, o que deve acontecer em setembro.

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Legenda: Autobahn na Alemanha não exige limite de velocidade em alguns trechos
Crédito: iStock

Lançada como uma tentativa de melhorar a segurança nas estradas e diminuir as mortes por acidentes em toda a Europa, as exigências devem chegar a todos os países que compartilham os regimes de conformidade com a UE - incluindo a Austrália. Todos os lançamentos, a partir de 2022, serão obrigados a disponibilizar as tecnologias de série, enquanto os modelos que já estão à venda terão até 2024 para se adequar. A União Europeia estima que as mudanças podem evitar até 25.000 mortes somente na Europa dentro de 25 anos.

O principal dispositivo que se tornará obrigatório serão os limitadores de velocidade inteligentes. Esse sistema usará dados de GPS e câmeras que reconhecem placas de trânsito para informar e orientar o motorista qual a velocidade máxima permitida na área. Os limitadores de velocidade usarão dados de GPS e câmeras de reconhecimento de sinais de trânsito e fornecerão orientações aos motoristas sobre as mudanças de limite de velocidade e limitarão a velocidade do veículo em cada zona.

Ferrari FXX K

Além dele, também serão obrigatórios: caixa preta para gravação de dados do carro, sistema de frenagem de emergência autônomo, aviso de troca de faixa e tecnologias que dificultem a partida do carro quando o condutor estiver alcoolizado. Este último, ainda a ser especificado.

Com todas as exigências, há um certo temor por parte da imprensa europeia de que o alto custo das tecnologias possa decretar o fim do segmento de hatchs subcompactos, como o Fiat Panda e o Volkswagen Up.

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