A marca de luxo da Ford deu início a uma série de eventos globais que farão uma conexão do seu passado ao presente e a um futuro voltado à eletrificação de seus carros. A Lincoln pretende ter uma linha completa de veículos elétricos e híbridos até 2030. Nos Estados Unidos, os concessionários já trabalham nas homenagens ao centenário da marca sob o comando da Ford, com a organização de eventos para clientes e comunidades.
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Lincoln produzia motores aeronáuticos
A Lincoln foi fundada em 1917 pelo engenheiro e inventor Henry Leland e seu filho Wilfred. O curioso é que Leland foi um dos fundadores da Cadillac (pertence à General Motors desde 1902), mas deixou a companhia por causa de uma disputa sobre a produção durante a Primeira Guerra e, posteriormente, fundou a nova empresa para produzir motores aeronáuticos Liberty V12. Ele batizou a empresa em homenagem a Abraham Lincoln, o primeiro presidente dos Estados Unidos, em quem votou em 1864.Após a Primeira Guerra, a Lincoln passou a produzir automóveis. Os negócios não iam bem e, em 1922, quando estava à beira da falência, Leland decidiu vender a empresa à Ford por US$ 8 milhões, o equivalente a quase US$ 133 milhões hoje (cerca de R$ 694 milhões na cotação atual).
Melhor carro
Logo após a compra da Lincoln, a empresa ficou sob a responsabilidade de Edsel Ford, que a comandou até a sua morte, em 1943. Na época, o herdeiro de Henry Ford deu a seguinte declaração: “Meu pai fez os carros mais populares do mundo. Eu quero fazer o melhor".Em 1936, a marca de luxo lançou o Zephyr, seu primeiro carro com preço de segmentos intermediários. O modelo tinha linhas aerodinâmicas e motor V12 de 110 cv. Três anos depois, em 1939, a marca lançou o Continental, que logo se tornou um ícone da indústria automobilística norte-americana.
O nome Zephyr, aliás, foi ressuscitado em um moderno sedã dotado de tecnologias autônomas vendido exclusivamente na China. O modelo é movido pelo conhecido motor EcoBoost 2.0 turbo a gasolina de 240 cv de potência e câmbio automático de oito marchas.
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