Live WM: a ressignificação do carro pós pandemia

Conversamos com Leandro Esposito, do Waze, e Federico Goyret, da Renault, para saber como será transformação do mercado

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Redação WM1
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Como será o futuro do automóvel no Brasil e no mundo depois da pandemia global causada pelo novo coronavírus? Como os compradores enxergam o futuro dos carros? Como eles serão em 2050? Para esse debate, o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic, comandou uma live ao lado de Leandro Esposito, gerente Geral do Waze no Brasil, e Federico Goyret, diretor de Marketing da Renault.

Na visão dos executivos, os carros têm passado por uma série de transformações. No futuro, eles vão oferecer tipos diferentes de alimentação (serão, em suma, elétricos, híbridos e híbridos plug-in) e conectividade total, de modo que todas as máquinas poderão "conversar" entre si e também com a infraestrutura de ruas, cidades e rodovias.

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Como assim, "conversar"?

Na visão de Federico Goyret, da Renault, as atuais tendências de mercado mostram que nos próximos anos a revolução eletrificada - que já existe - deve se expandir. "As zonas urbanas e centrais das maiores cidades do mundo serão recheadas de carros 100% elétricos. O preço das baterias, que hoje fazem deles veículos caríssimos para o dia a dia, vai diminuir. Quem roda entre 50, 80 ou 100 km por dia não vai mais querer gastar dinheiro com combustível", explica o diretor.

"Para pessoas que rodam maiores distâncias e fazem viagens diariamente em estradas, os híbridos plug-in serão a melhor opção. Eles têm grande autonomia e podem ser conectados na tomada, portanto unem o melhor do carro elétrico a um veículo com motor a combustão", complementa o executivo.

Isso quer dizer que os carros híbridos convencionais, que aproveitam energias do próprio automóvel para recarregar a bateria (como a força de frenagens, por exemplo), como o novo Toyota Corolla Hybrid, tendem a assumir o posto do veículo tradicional que conhecemos.

"É uma tecnologia que aumenta a eficiência e diminui o consumo, e que deve ficar mais barata e se espalhar por carros menores nos próximos anos", aposta Jurcevic, CEO da Webmotors.

Live teve participação de Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors (abaixo); Esposito, do Waze (acima, à esq.); e Goyret, da Renault (acima, à dir.)
Crédito: Reprodução
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Mudança de hábitos

O executivo crê que para essa ressignificação do carro pós-pandemia acontecer, será preciso que muitas mudanças de conceitos ocorram. "Nada disso vai adiantar se a sociedade não passar por profundas mudanças de hábitos", afirma Leandro Esposito, do Waze.

"Não adianta termos 100% de carros elétricos e autônomos na cidade e todos saírem no mesmo horário para fazer o trajeto casa-trabalho, na popularmente conhecida 'hora do rush'. É preciso que uma mudança profunda de hábitos e comportamentos também aconteça para essa transformação", acredita Esposito.

Carros do futuro precisam ser extremamente seguros e reforçados
Crédito: Divulgação
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Carros autônomos serão baseados na conectividade

A discussão entre os executivos também abordou o assunto dos carros autônomos. "Rodar com um automóvel que tem o nível 2 de assistência de condução [WM1: modelos que têm o ACC e conseguem corrigir automaticamente o veículo em eventuais escapadas de faixa] já me surpreende nos dias de hoje. Imaginem como vai ser quando chegarem às ruas os níveis 3, 4 e 5", indica Jurcevic.

Para Federico Goyret, a chegada desse tipo de tecnologia virá acompanhada de um nível que ainda não conhecemos de conectividade. "Os carros do futuro que andam sozinhos serão diretamente conectados à internet 5G. Eles vão conversar com outros carros, infraestrutura das ruas e as placas de trânsito nas estradas, e também vão se conectar aos celulares dos passageiros", explica.

Para ele, essa tecnologia vai mudar completamente o comportamento dos usuários e também o formato de construção dos automóveis. Isso porque, hoje, os veículos são projetados para determinados tipos de batidas.

"Se esses tipos de acidentes diminuírem ou até acabarem graças aos sistemas autônomos e à conectividade que falamos, muita coisa vai mudar, o que inclui até o desenho da carroceria e o preço das franquias de seguro", finaliza o executivo da Renault.

Para acompanhar outros vídeos da Webmotors, não deixe de acessar e se inscrever em nosso canal no Youtube. Vídeos novos todas as terças e quintas-feiras, às 17h.

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