A marca investirá o equivalente a R$ 700 milhões em duas fábricas na Inglaterra para ampliar a sua capacidade de produção. Segundo o comunicado, 250 engenheiros serão contratados para trabalhar em um novo centro de pesquisa e desenvolvimento, que ainda será inaugurado.
O plano de expansão da Lotus apostará em esportivos eletrificados. A marca mostrou recentemente o hipercarro Evija, movido por quatro motores elétricos, que fornecem absurdos 1.970 cv de potência. Estima-se que o modelo seja capaz de acelerar de 0 a 300 km/h em menos de 9 segundos.
Além do Evija, a Lotus também pretende lançar ainda em 2021 o modelo que vem sendo chamado de Type 131. O novo carro ficaria posicionado acima do Evora, e pode ressuscitar o nome do aclamado Esprit, produzido entre 1976 e 2004
O Type 131 será feito a partir de uma versão atualizada da estrutura de alumínio usada nos modelos Elise, Exige e Evora. Rumores da imprensa estrangeira apostam que a novidade combinará o motor 3.5 V6 fornecido pela Toyota com um propulsor elétrico para entregar potência na casa dos 500 cv.
Aposentadoria merecida
Os Lotus Elise, Exige e Evora completarão cerca de 55 mil unidades produzidas desde 1995. Há 25 anos, o Elise impressionava o mundo com soluções inovadoras para a época, como estrutura de alumínio e carroceria com materiais compósitos.Em 2000 a Lotus apresentava o Exige. O cupê trazia técnicas construtivas ainda mais refinadas, com a vantagem de proporcionar desempenho e conforto de rodagem superiores ao do Elise. Sua versão mais potente, a Exige Cup, extrai nada menos que 425 cv de potência do motor 3.5 V6 de origem Toyota.
Já o Evora é o mais recente da linha atual da Lotus. O esportivo estreou em 2008 como o mais rápido modelo de rua da marca inglesa. Na configuração GT 430, o Evora pode alcançar os 315 km/h de velocidade máxima. A versão GTE de 438 cv chegou a conquistar o pódio nas 24 Horas de Le Mans.
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