O canal de notícias da Webmotors

Máquinas italianas em exposição

Mostra celebra design do país com clássicos da Ferrari, Alfa e Lamborghini

por Fernando Miragaya

Que italiano sabe fazer carro bonito, a gente já sabe. Por isso, poder admirar alguns dos modelos mais belos feitos por marcas do país europeu sem ter que ir até lá ou em algum encontro de clássicos no nível de Araxá (MG) é uma dica quase obrigatória. Em Belo Horizonte, uma exposição que enaltece o design da Itália traz verdadeiras máquinas dos sonhos.

Quem for à mostra "Beleza em Movimento - Ícones do Design Italiano" que prepare o babador. A exposição fica na casa Fiat de Cultura, na capital mineira, até 3 de novembro e traz "peças" sensacionais da Ferrari, Alfa Romeo e Lamborghini de diferentes décadas que se destacam pelo estilo impactante e sedutor.
A ideia da exposição é evidenciar a criatividade e ousadia do desenho italiano há mais de um século. A mostra destaca a evolução da estética, especialmente através das cinco mais importantes casas de design de automóveis do país entre as décadas de 1910 e 1960: Bertone, Touring Superleggera, Pininfarina, GFG Style e Zagato.

Logo na entrada, um Alfa Romeo Montreal 1971 sugere o que está por vir.  Projetado por Marcello Gandini,  o modelo foi criado pela Carrozzeria Bertone como carro-conceito para a Feira Mundial de Montreal de 1967. De tão bonito, fez um baita sucesso e acabou fabricado entre 1970 e 1976.

Na sequência, o famoso Lamborghini Miura atrai muitos cliques e selfies. Outra criação de Marcelo Gandini e desenvolvido na Bertone, foi feito apenas entre 1967 e 1972, porém é um dos modelos mais famosos da marca. O carro exposto com seus faróis encrustados é do ano de 1969 na cor amarelo.

É claro que tem Ferrari na mostra "Beleza em Movimento". A mítica marca italiana está lá com dois exemplares de respeito projetados pelos estúdios Pininfarina. Um deles é a Dino GT 246 ano 1974, carro que se tornou símbolo de velocidade e potência - e que foi criado em homenagem a Alfredo Ferrari, filho de Enzo Ferrari.
Outra máquina da marca do cavalinho rampante que fez sucesso por suas linhas marcantes, uma década de pois, foi a Testarossa. E um modelo 1988 dela está lá para o deleite dos visitantes.
Ainda sob tutela da Pininfarina, também surge um belíssimo Alfa Romeo Giulia Spider 1964 branco. O conversível chama a atenção justamente por suas linhas simples e harmoniosas.

Outro Giulia também causa impacto na mostra. Do acervo de Bertone, trata-se de um SS (Sprint Speciale) 1964 vermelho, com suas formas arredondadas indefectíveis. O modelo da Alfa é considerado um dos mais significativos automóveis do pós-guerra.
Já os amantes de Lambo têm mais belezuras para ver. Como uma 400 GT 1969 com carroceria toda de alumínio e desenvolvido pela Touring Superleggera.  É considerado o carro que serviu de base para os Lamborghini atuais.

Quando se fala em automóvel italiano bonito, não podia faltar também Maserati nessa mostra. A marca do tridente é representada pelo Ghibli 1971. Projetado pela Carrozzeria GFG Style, de Giorgetto Giugiaro, é considerado um dos mais importantes e belos carros do fabricante.
Tem até um DeLorean DMC-12. Sim, o carro protagonista da trilogia "De Volta para o Futuro", foi criação de Giugiaro, e acabou por se tornar um ícone cult dos anos 1980.

SERVIÇO

VÍDEO RELACIONADO


Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas