O mercado brasileiro tem sido alvo de muitas marcas asiáticas e a VinFast é mais uma que pode pintar por aqui. De olho no Brasil desde o fim do ano passado, a montadora vietnamita acaba de registrar a patente do seu carro mais bem-sucedido até agora: o mini SUV elétrico VF 3.
Com jeitão de jipinho e aparência de carrinho de brinquedo, o modelo cadastrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) tem apenas duas portas e acomoda quatro ocupantes.

O design é quadradão e de aspecto robusto, bem parecido com o do Suzuki Jimny. A percepção fica evidente quando analisamos as molduras em plástico fosco avantajadas nos para-choques e nas caixas de roda.
Em tamanho, o mini SUV promete caber até nas vagas mais apertadas. São 3,19 metros de comprimento, ou 53 cm a menos que um Renault Kwid E-Tech, além de 1,67 metro de largura e 1,62 metro de altura. O porta-malas acomoda 550 litros, desde que a segunda fileira de assentos esteja rebatida.
O motor elétrico do VF3 é bem modesto, o que talvez não agrade muito ao nosso mercado. Instalada na dianteira, a unidade rende 52 cv de potência. Ao menos a bateria de 18,6 kWh parece render bem. A autonomia declarada é de até 237 quilômetros de distância, considerando a medição no ciclo WLTP.
As suspensões elevadas do mini-carro devem reduzir o trabalho de tropicalização em uma possível chegada ao nosso mercado. As rodas têm 16 polegadas e podem ser de aço ou liga leve.
Em tecnologia, o modelo exibe central multimídia de 10 polegadas, ar-condicionado automático e faróis de LED.
A chegada do VF3 ao mercado vietnamita tem pouco mais de um mês, mas já se provou um sucesso. Somente em pré-venda, o modelo teve mais de 27 mil unidades encomendadas. Por lá, o modelo é vendido por 240 milhões de dongs vietnamitas, o equivalente a R$ 50 mil, em conversão direta.
Se vier mesmo para o Brasil, a expectativa é que o modelo fique abaixo dos R$ 100 mil. Nessa faixa, brigaria no segmento dos elétricos de entrada.



Email enviado com sucesso!